Home Santa Catarina tem previsão de temporais e calor intenso nesta sexta-feira

Santa Catarina tem previsão de temporais e calor intenso nesta sexta-feira

Última atualização 13 de fevereiro de 2026 - 09:30:24

A sexta-feira (13) começou com predomínio de tempo estável em Santa Catarina, mas o cenário deve mudar ao longo do dia. Entre a tarde e a noite, o avanço de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera favorece o desenvolvimento de temporais em todas as regiões do estado.

Segundo a previsão, as tempestades podem vir acompanhadas de raios e chuva intensa, ocorrendo de forma localizada, além de rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é considerado moderado a muito alto para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas. Já para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, o risco varia de baixo a moderado.

Antes da chegada das instabilidades, o calor se intensifica principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde as temperaturas devem atingir entre 35°C e 38°C, podendo ser ainda maiores em pontos isolados. Nessas regiões, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao calor intenso. Nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, as máximas variam entre 28°C e 34°C.

Já na quinta-feira (12), o calor aliado à umidade disponível na atmosfera favorece a formação de temporais isolados entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos, especialmente no Litoral Sul e no Litoral Norte.

A Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar as atualizações e alertas meteorológicos emitidos pelos canais oficiais nos próximos dias.

Orientações da Defesa Civil:

  • Durante temporais, procure um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;

  • Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;

  • Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.

Fonte: Oeste SC Notícias

Foto: Defesa Civil

deixe seu comentário