Home SC tem as menores taxas do Brasil de desemprego e de pessoas que desistiram de procurar trabalho

SC tem as menores taxas do Brasil de desemprego e de pessoas que desistiram de procurar trabalho

Última atualização 16 de novembro de 2025 - 09:28:57
Santa Catarina tem taxa de desemprego abaixo da média nacional. — Foto: Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Santa Catarina tem taxa de desemprego abaixo da média nacional. — Foto: Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Santa Catarina segue com a menor taxa de desemprego do país, com apenas 2,3% da força de trabalho acima de 14 anos fora do mercado de trabalho, neste terceiro trimestre de 2025. O estado também é o que menos têm proporcionalmente os chamados desalentados (0,3%): pessoas que gostariam de trabalhar, mas desistiram de procurar emprego.

Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice de desocupação entre os catarinenses permaneceu em 2,3%, bem abaixo da média nacional de 5,6%, a menor já registrada para o período desde 2012.

Comércioindústria e serviços seguem como os segmentos que mais empregam e garantem que Santa Catarina tenha o maior percentual do Brasil de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, com 88% dos postos formais.

O estado retomou a menor taxa de desemprego no início do ano, após fechar 2024 na segunda posição. Ao fim do terceiro trimestre, são 107 catarinenses acima dos 14 anos considerados desempregados e 15 mil desalentados.

Ainda segundo o IBGE, apenas Rio de Janeiro e Tocantins tiveram queda na taxa de desemprego no terceiro trimestre. Nas outras 25 unidades da federação, incluindo Santa Catarina, o índice permaneceu estável.

Além de Santa Catarina, Mato Grosso também registrou 2,3%, seguido por Rondônia, com 2,6%. Já as maiores taxas foram observadas em Pernambuco (10%), Amapá (8,7%) e Bahia (8,5%).

🔎 O IBGE considera desocupadas as pessoas que não têm trabalho, mas estão ativamente procurando uma oportunidade, mesmo critério usado em padrões internacionais.

IBGE divulgou dados de ocupação referentes ao 3º trimestre. Santa Catarina tem 2,3% de força de trabalho fora do mercado, dado bem inferior à média nacional

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

deixe seu comentário