Home Corpo de Bombeiros Militar de SC lança funcionalidade inédita de acompanhamento de ocorrência

Corpo de Bombeiros Militar de SC lança funcionalidade inédita de acompanhamento de ocorrência

Última atualização 14 de novembro de 2025 - 16:38:29

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou, na terça-feira (11), uma nova funcionalidade em seu sistema de atendimento a emergências que permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o deslocamento da equipe até o local da ocorrência.

A ferramenta, inédita no Brasil, está em operação em todo o estado e representa mais um avanço na modernização dos serviços prestados pela corporação.

Desenvolvido dentro da corporação, o sistema visa aumentar a transparência, a eficiência e a interação com a população.

Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inovação e o aprimoramento do atendimento ao cidadão.

“Esse é mais um passo na modernização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O sistema permite que o cidadão acompanhe o deslocamento da guarnição, tenha previsibilidade da chegada da equipe e possa avaliar o atendimento prestado. É um avanço que aproxima ainda mais a corporação da comunidade, garantindo agilidade e qualidade no serviço público”, destacou o comandante-geral.

Como funciona

Assim que o cidadão liga para o 193, a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) registra a ocorrência e o sistema envia automaticamente uma mensagem de texto pelo aplicativo de conversa do número do solicitante.

Essa mensagem contém um link exclusivo, que é gerado e enviado somente após o registro da ocorrência, pelo qual o solicitante pode:

  • Acompanhar em tempo real o deslocamento da viatura até o local;
  • Visualizar a estimativa de tempo de chegada da equipe;
  • Avaliar o atendimento, em dois momentos distintos — o primeiro sobre o serviço de atendimento telefônico e o segundo sobre o atendimento presencial da guarnição.

Essas avaliações são encaminhadas diretamente ao sistema interno do CBMSC, permitindo que a corporação monitore a qualidade do atendimento e implemente melhorias contínuas com base no retorno da população.

Implantação em fases

Os testes do sistema começaram em setembro, quando o envio do link era feito manualmente pelos atendentes. Em outubro, o processo passou a ser automatizado, em um projeto-piloto na capital.

Com o sucesso da iniciativa, o sistema foi expandido para todo o estado já em novembro, tornando o CBMSC a primeira corporação de bombeiros do Brasil a adotar essa tecnologia de forma integral.

O major Arthur Roberto Vogel Filho, Chefe Interino da Divisão de Tecnologia da corporação, explica que o projeto foi desenvolvido internamente, com foco na integração entre tecnologia e atendimento humanizado.

“Nosso objetivo é oferecer mais transparência e previsibilidade ao cidadão, que poderá acompanhar o deslocamento da equipe e avaliar todo o processo. Essa inovação reforça a confiança da população no serviço dos bombeiros e nos ajuda a aperfeiçoar cada etapa do atendimento, com base em dados reais e no retorno direto dos usuários”, destacou o major Arthur.

A nova ferramenta integra o programa de transformação digital do CBMSC, que busca modernizar seus sistemas e fortalecer a eficiência operacional e administrativa da corporação, com foco na qualidade e na segurança do atendimento à população catarinense.

Modernização dos sistemas CBMSC

Ao longo de 2025 o CBMSC tem avançado na modernização dos sistemas.

Em janeiro, a corporação implementou mapas que permitem aos bombeiros localizar as ocorrências com mais precisão, além de informar a distância para o atendimento.

Com a ferramenta o atendente que recebe a chamada pelo 193 consegue visualizar, em uma mesma tela, a localização da ocorrência e todos os recursos de atendimento disponíveis nas proximidades.

É possível, por exemplo, verificar se há algum hidrante próximo, no caso de incêndios, ou, em situações de Atendimento Pré-Hospitalar, identificar se há um quartel ou posto de guarda-vidas que possa prestar atendimento mais rápido enquanto a ambulância da corporação se desloca para o local.

Também neste ano, investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição de 640 terminais de radiocomunicação digital, entre modelos móveis e portáteis.

Os novos equipamentos já foram distribuídos para diversas regiões do estado e permitem uma melhor comunicação entre as equipes.

Fonte: Secom/SC

Foto: Divulgação / CBMSC

Sistema permite que o cidadão acompanhe o deslocamento da equipe até o local do atendimento, em tempo real

deixe seu comentário