A Associação dos Apicultores de Palmitos recebeu, no dia 10 de novembro, o certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). A entrega ocorreu por meio da Secretaria Municipal da Agricultura.
O presidente da Associação dos Apicultores e também da Cooperativa dos Pequenos Produtores e Agroindústrias Coloniale, Luiz Antonio Cavalleri, destacou que o registro é resultado de um trabalho de mais de dois anos.
“Foi um processo longo, de persistência, com muita documentação e acompanhamento técnico até conseguirmos a liberação do certificado”, afirmou Cavalleri.
Segundo ele, a certificação permite que os produtores comercializem o mel em todo o território nacional, desde que o município esteja habilitado no e-Sisbi e que a associação obtenha o selo Arte, que autoriza a venda interestadual.
Cavalleri explicou que, atualmente, nove produtores são sócios da Casa do Mel e poderão comercializar o produto com o novo registro. Ele ressaltou que apenas o mel processado na Casa do Mel poderá receber o rótulo autorizado para venda.
“Com o SIM, damos um passo importante para ampliar a comercialização e garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor”, completou o presidente.
O presidente também mencionou o apoio de entidades parceiras, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que contribuíram com acompanhamento técnico para a legalização.
Todos os apicultores vinculados à Casa do Mel são do município de Palmitos, com exceção de um associado de São Carlos.
Cavalleri agradeceu à Prefeitura de Palmitos, à Secretaria Municipal da Agricultura e aos técnicos que auxiliaram no processo de legalização. Segundo ele, o reconhecimento representa o resultado de um esforço coletivo dos apicultores e das instituições envolvidas.
Assista a live: Clique aqui
Fonte / Foto: TV Expresso
Associação conquista certificação que permite a comercialização de mel com inspeção municipal e amplia possibilidades de mercado
deixe seu comentário