Projeto investigativo na Educação Infantil é uma proposta pedagógica que coloca a criança como protagonista do processo de aprendizagem. Ele parte das curiosidades, hipóteses e perguntas que surgem nas experiências cotidianas, transformando-as em oportunidades de pesquisa, descoberta e construção de conhecimento.
Nessa abordagem, o professor assume o papel de mediador, observando e escutando atentamente os interesses do grupo para planejar ações que estimulem a investigação. A aprendizagem acontece de forma significativa, pois a criança tem a partir da interação e brincadeira, o desejo de compreender o mundo, unindo imaginação, observação e experimentação.
Os projetos investigativos valorizam o diálogo, o trabalho coletivo e a escuta ativa. Durante o processo, as crianças são incentivadas a pensar, comparar, registrar e comunicar suas descobertas. Assim, desenvolvem habilidades cognitivas, sociais, linguísticas e emocionais, fortalecendo sua autonomia e senso de pertencimento.
O projeto investigativo promove o prazer de descobrir. Integra diferentes áreas do conhecimento — ciências, arte, linguagem, matemática, natureza e cultura — de forma contextualizada e lúdica. O foco está no processo de investigação, e não apenas no produto final, permitindo que cada criança explore, teste e reconstrua suas ideias com base em suas próprias experiências.
O projeto investigativo possibilita uma prática que respeita a infância e sua potência criadora, aproximando escola, vida e curiosidade, e revelando que aprender é, acima de tudo, um ato de descoberta.
Por: Silvana Dal Pizzol da Costa
Professora de Educação Infantil do Município de Palmitos
Professora do curso de Pedagogia- Faculdade FAOSC
Formadora LEEI- Leitura e escrita na Educação Infantil 2024/2025
Especialista em Educação Infantil e anos Iniciais
Especialista em Gestão escolar
Especialista em Supervisão escolar
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Educação
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