A Prefeitura de Palmitos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a programação da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A campanha iniciou no dia 03 de outubro, e mulheres do município têm à disposição a realização de exames preventivos e mamografias gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com horários estendidos para facilitar o acesso.
Para ampliar a cobertura e garantir que mais mulheres sejam atendidas, a campanha está oferecendo coletas na Rede Feminina de Combate ao Câncer, com uma agenda diversificada ao longo do mês. Todas as sextas-feiras de outubro, os atendimentos acontecem no período da tarde, das 13h às 17h. Já nos sábados dos dias 11, 18 e 24, os atendimentos ocorrem das 8h às 12h.
Os exames são realizados mediante agendamento prévio, que pode ser feito diretamente nos postos de saúde do Centro e do Bairro. Além dos atendimentos especiais, a rotina de coletas segue normalmente nas unidades de saúde durante a semana, também com agendamento, visando garantir melhor organização, fluidez no atendimento e conforto às pacientes.
No último sábado (11), a campanha contou com atendimentos realizados na Rede Feminina e no Posto Central. As mulheres puderam realizar o exame citopatológico do colo do útero, o exame clínico das mamas, além de receber encaminhamentos para mamografia de rastreamento e orientações de enfermagem. A ação contou com a participação ativa da equipe da Secretaria de Saúde e de estagiários do curso técnico em enfermagem, fortalecendo a rede de cuidado e prevenção.
A secretária de Saúde Daliane Colla Hann reforça a importância da participação feminina na campanha e lembra que a detecção precoce do câncer é fundamental para aumentar as chances de cura. Mulheres que se enquadram nos critérios para os exames devem procurar os postos de saúde e garantir seu agendamento.
Daliane reforça que a mamografia para rastreamento é recomendada principalmente para mulheres de 40 a 69 anos, grupo em que a incidência é mais alta. No caso do colo do útero, mulheres entre 25 e 64 anos são o foco do exame preventivo (Papanicolau).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para o Brasil em 2025 sejam registrados 73.610 novos casos de câncer de mama. Os cânceres de mama e de colo uterino aparecem entre os tumores mais incidentes em mulheres no Brasil
Para a diretora de Atenção Básica Jaqueline Tomiello, a prevenção é crucial. “Diagnóstico precoce salva vidas. Detectar alterações celulares de mama ou colo uterino em estágios iniciais permite tratamentos menos agressivos, com maiores chances de cura. No caso do colo do útero, quando as lesões pré‑cancerosas são identificadas, elas podem ser tratadas antes de evoluir para câncer invasivo”.
A enfermeira Joeli Petry, responsável pela Sala de Vacinas do município, ressalta ainda a importância da vacinação contra o HPV como estratégia fundamental na prevenção do câncer de colo do útero. “A vacina é uma das ferramentas mais eficazes disponíveis atualmente. Com uma boa cobertura vacinal, é possível reduzir significativamente a incidência desse tipo de câncer no futuro”, afirma. O imunizante está disponível gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Além disso, até o final de dezembro de 2025, está sendo realizada uma campanha de resgate vacinal: adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não foram imunizados podem procurar a Sala de Vacinas para receber a dose.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do município de Palmitos – Ascom do município de Palmitos
deixe seu comentário