O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza e da Associação Três Fronteiras de Sindicatos, Vanderley Rutkoski, participa na tarde desta quinta-feira (9), e sexta-feira (10), de um importante evento em Florianópolis voltado à agricultura familiar.
A programação reúne lideranças sindicais, associações e representantes de entidades estaduais para debater políticas públicas voltadas ao setor.
Entre os principais temas da pauta estão a produção de leite e os financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Segundo Rutkoski, a participação no evento é essencial para representar os interesses dos agricultores do Oeste e Extremo-Oeste, buscando soluções para os desafios enfrentados na atividade.
O encontro também visa apontar caminhos para melhorar o acesso a crédito, assistência técnica e valorização dos produtos agrícolas.
Produtores de leite enfrentam crise com preço defasado
A situação do setor leiteiro preocupa agricultores familiares, especialmente nas regiões Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina.
O preço pago ao produtor segue defasado, dificultando investimentos na atividade e comprometendo a renda de milhares de famílias que dependem da produção de leite.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza, Vanderley Rutkoski, os custos de produção aumentaram significativamente nos últimos anos, enquanto o valor pago pelo litro do leite não acompanha essa elevação.
Citou que está cada vez mais difícil manter a atividade e muitos agricultores estão desistindo por falta de condições para investir.
O sindicalista destacou que a expectativa é de que medidas emergenciais e políticas públicas mais eficazes sejam adotadas para garantir a viabilidade da cadeia produtiva do leite, que tem grande importância econômica e social para o meio rural catarinense.
Fonte: Rádio Porto Feliz
Foto: Arquivo / Rádio Porto Feliz
Assuntos ligados a produção de Leite e ao Pronaf, além de outras pautas, estarão em discussão
deixe seu comentário