Mordidas são comuns no contexto da Educação Infantil, especialmente entre crianças de 0 a 3 anos, período marcado por intensas descobertas, experimentações e desafios na comunicação.
Crianças pequenas estão desenvolvendo suas habilidades emocionais, mordidas podem ocorrer como uma forma de expressar frustração, raiva ou ciúmes, já que ainda não possuem o vocabulário ou as habilidades sociais adequadas para comunicar suas emoções. Exploram o mundo ao seu redor, podem mordem como uma forma de exploração sensorial, especialmente porque a boca é uma das áreas mais sensíveis do corpo, sendo mais comum em crianças que estão em fase de dentição. Mas a maior parte das mordidas no espaço da creche acontecem por disputas por brinquedos ou atenção pode levar a comportamentos agressivos. Quando se sente ameaçada ou privada de algo que deseja, pode recorrer à mordida como uma forma de reivindicar o que é seu.
O enfrentamento das mordidas exige uma postura de acolhimento e mediação. O educador deve intervir de maneira firme, porém respeitosa, acolhendo a criança que sofreu a mordida e orientando aquela que a praticou, de modo a reforçar que tal conduta causa dor e não é socialmente aceita. Mais do que repreender, é fundamental oferecer alternativas para a expressão de emoções e necessidades, estimulando a comunicação verbal, gestual e simbólica.
A observação atenta dos contextos em que ocorrem as mordidas é essencial para a elaboração de estratégias preventivas. A organização do espaço, a oferta de brinquedos diversificados, a promoção de interações mediadas e o fortalecimento do vínculo afetivo entre adultos e criança são práticas que podem reduzir esse comportamento. Além do diálogo com as famílias que precisam desenvolver estratégias educativas no ambiente familiar.
Por: Silvana Dal Pizzol da Costa
Professora de Educação Infantil do Município de Palmitos
Professora do curso de Pedagogia- Faculdade FAOSC
Formadora LEEI- Leitura e escrita na Educação Infantil 2024/2025
Especialista em Educação Infantil e anos Iniciais
Especialista em Gestão escolar
Especialista em Supervisão escolar
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Educação
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