O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) de Mondaí está alertando os agricultores sobre o fim do prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural referente ao exercício de 2025.
A data limite é 30 de setembro.
De acordo com o coordenador geral do Sintraf, Flávio Zang, a declaração é obrigatória para todos os proprietários de imóveis rurais, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
Ele lembra que quem adquiriu novas áreas de terra deve providenciar uma nova matrícula para o imóvel. Para isso, é necessário apresentar os documentos pessoais no sindicato para gerar o novo número de ITR.
Segundo o Sintraf, menos da metade dos produtores que costumam declarar com o apoio da entidade já fizeram o procedimento neste ano.
O sindicato reforça que está disponível para prestar auxílio no preenchimento da declaração, evitando transtornos futuros e garantindo a regularização da propriedade rural.
Agricultores que perderem prazo do ITR podem enfrentar problemas
O Sintraf de Mondaí está reforçando a importância de os produtores rurais realizarem a declaração do ITR dentro do prazo.
Segundo o coordenador Flávio Zang, quem deixar de declarar pode enfrentar diversos problemas legais e administrativos.
A não entrega do ITR pode acarretar em multas, impedimentos em financiamentos agrícolas e até dificuldades para acessar benefícios governamentais.
O imposto também é um documento exigido para comprovação de posse e movimentações legais da propriedade.
O coordenador do Sintraf lembra que o sindicato está disponível para atender os agricultores.
É fundamental apresentar os documentos necessários, principalmente em casos de novas aquisições de terra.
Zang alerta que a procura de última hora pode gerar filas e atrasos.
Por isso, recomenda que os produtores não deixem para o último dia.
Fonte: Rádio Porto Feliz
Período se encerra em 30 de setembro
deixe seu comentário