As cantigas populares ocupam um lugar especial na infância, elas fazem parte do patrimônio cultural de um povo e carregam memórias que atravessam gerações. Elas não são apenas formas de entretenimento, mas instrumentos ricos de aprendizagem e convivência, capazes de unir diversão, cultura e educação.
Ao cantarem, as crianças têm contato com rimas, repetições e melodias que favorecem o desenvolvimento da linguagem oral, ampliando o vocabulário e estimulando a pronúncia correta das palavras. Além disso, a musicalidade presente nas cantigas auxilia no despertar da sensibilidade artística, na percepção rítmica e na coordenação motora, já que muitas delas estão associadas a gestos, palmas ou movimentos corporais.
Outro aspecto importante é a transmissão de valores e tradições. As cantigas populares permitem que a criança conheça a cultura de sua comunidade, fortalecendo sua identidade e senso de pertencimento. Também são momentos de socialização, nos quais se aprendem regras, se exercita a cooperação e se estreitam os laços de amizade.
Quando a família participa desse processo, cantando junto ou relembrando cantigas de sua própria infância, cria-se um ambiente afetivo e acolhedor. Esses momentos contribuem para a construção de memórias significativas, fortalecem os vínculos familiares e mantêm viva uma herança cultural que continua a ensinar e encantar as novas gerações.
Fonte: Silvana Dal Pizzol da Costa
Professora de Educação Infantil do Município de Palmitos
Professora do curso de Pedagogia- Faculdade FAOSC
Formadora LEEI- Leitura e escrita na Educação Infantil 2024/2025
Especialista em Educação Infantil e anos Iniciais
Especialista em Gestão escolar
Especialista em Supervisão escolar
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Educação
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