Na última sexta-feira, 02 de maio, teve início o quinto ano do projeto VerbalizA, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que tem como foco o desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os estudantes. Os encontros são realizados semanalmente, sempre às sextas-feiras, no contraturno escolar, e envolvem alunos de todas as idades da Escola Núcleo Número Um.
Coordenado pela psicóloga Taís Boneti, o projeto tem como principal objetivo trabalhar a Comunicação Não Violenta (CNV) no ambiente escolar. Segundo ela, a proposta é ensinar aos estudantes que é possível se expressar com clareza, firmeza e respeito, sem recorrer a ofensas ou comportamentos agressivos.
“Muitos conflitos surgem porque as pessoas não conseguem se expressar da maneira que gostariam, ou acabam sendo mal interpretadas. A Comunicação Não Violenta nos mostra caminhos para dizer o que sentimos e pensamos de forma mais empática e assertiva”, explica Taís.
“Nosso foco com o VerbalizA é justamente isso: ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem uma comunicação mais consciente, que favoreça o diálogo e o entendimento mútuo, mesmo diante de situações difíceis.”
Com cinco anos de atuação, o VerbalizA já faz parte da rotina da escola e tem se consolidado como uma importante ferramenta de prevenção de conflitos, promoção da saúde emocional e fortalecimento dos vínculos entre os estudantes.
Fonte / Foto: Redes Sociais municipiocunhapora
Os encontros são realizados semanalmente, sempre às sextas-feiras, no contraturno escolar, e envolvem alunos de todas as idades da Escola Núcleo Número Um
deixe seu comentário