Home Secretária de Saúde de Caibi comenta ações contra a dengue, vacinação e filas de espera por exames e cirurgias

Secretária de Saúde de Caibi comenta ações contra a dengue, vacinação e filas de espera por exames e cirurgias

Última atualização 18 de abril de 2025 - 13:07:31

A Secretária de Saúde de Caibi, Liandra de Araújo, concedeu entrevista nesta segunda-feira (14) em frente à Unidade Básica de Saúde do município. Durante a entrevista, ela detalhou a situação atual da saúde pública local, incluindo as ações de combate à dengue, o andamento da vacinação contra a gripe e os esforços para reduzir filas de espera por exames e cirurgias.

Segundo a secretária, o município apresenta atualmente um cenário controlado em relação à dengue. Foram registrados apenas dois casos positivos, resultado atribuído às ações de prevenção desenvolvidas pela equipe de endemias e à colaboração da população na manutenção dos terrenos limpos.

“O trabalho da equipe de endemias foi muito bem feito, e os moradores atenderam ao chamado para cuidar de seus terrenos”, afirmou a secretária.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 7 de abril e, segundo Liandra, a adesão tem sido considerada positiva. A primeira remessa de vacinas foi rapidamente utilizada, e uma segunda já foi solicitada. A vacinação está, por enquanto, voltada aos grupos prioritários, mas será estendida a toda a população a partir do dia 10 de maio, data em que será realizado o “Dia D” da campanha. Nesse dia, a unidade de saúde funcionará das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

“Depois do dia 10, será aberto para toda a população. Eu estou vendo que vamos ter um número bem expressivo de pessoas vacinadas no município”, disse Liandra.

A secretária também comentou sobre os esforços para reduzir as filas de espera por exames e cirurgias.
Segundo ela, o município mantém uma agenda cheia desde o início do ano, com a realização de mutirões para exames como ressonância magnética, tomografia, colonoscopia e endoscopia. Além disso, estão sendo realizados esforços para credenciar novas clínicas e ampliar o número de profissionais atuando na unidade de saúde.

Quanto às cirurgias eletivas, a secretária informou que o município tem recebido liberações do Estado e continua investindo para ampliar o acesso da população aos procedimentos, com o objetivo de atender o maior número possível de pacientes.

Por fim, Liandra reforçou a importância de os moradores comparecerem à unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação e aderirem à campanha contra a gripe.

Assista a live: Clique aqui 

Fonte / Foto: TV Expresso

Secretária de Saúde destaca controle da dengue, avanço na vacinação contra a gripe e mutirões para exames e cirurgias no município

deixe seu comentário