A Cooper A1, uma das cooperativas mais antigas do estado de Santa Catarina, completou 91 anos de atuação no último mês Fundada em 1933, a cooperativa é responsável por um impacto significativo na região e na economia local. Durante entrevista concedida à TV Expresso, o presidente da cooperativa, Lauri Inácio Slomski, falou sobre os desafios enfrentados ao longo da história e os planos para o futuro da instituição.
Lauri Inácio Slomski assumiu a presidência da Cooper A1 em março de 2024, após a saída do presidente anterior, Hélio Casarin. Com um histórico de 48 anos de atuação dentro da cooperativa, Slomski destaca a importância do associado na manutenção da cooperativa, que é considerada a mais antiga em funcionamento ininterrupto em Santa Catarina.
“O associado é o dono da cooperativa e, sem ele, não seria possível manter 91 anos de história. A cooperativa é uma construção conjunta, que foi sendo construída ao longo dessas décadas com a confiança e o apoio dos nossos associados”, afirmou Slomski durante a entrevista.
A cooperativa tem demonstrado um crescimento significativo, alcançando metas financeiras e operacionais estabelecidas para 2024, com resultados que superaram as expectativas. Em 2025, a Cooper A1 continuará a expandir sua presença, com novos investimentos previstos, incluindo a inauguração de uma nova unidade no município de Derrubadas, próximo a Pertinente Portela, no Rio Grande do Sul, elevando o número de municípios atendidos pela cooperativa.
Atualmente, a Cooper A1 está presente em 12 municípios de Santa Catarina e 11 do Rio Grande do Sul, totalizando 23 municípios. Com a expansão prevista, o número de municípios atendidos deve aumentar ainda mais.
Slomski também destacou o impacto econômico que a cooperativa tem nos municípios em que atua, representando cerca de 50% do movimento econômico local. Ele ressaltou a importância do cooperativismo para a região, não apenas no fortalecimento da agricultura e das indústrias locais, mas também no fomento à economia geral, beneficiando a comunidade como um todo.
Além do trabalho voltado para o agronegócio, como a produção de suínos, aves, leite e cereais, a cooperativa também atua no comércio de supermercados, lojas agropecuárias e outros setores. A cooperação com empresas como a Aurora, que atua na industrialização de produtos, fortalece ainda mais essa rede de colaboração entre associados, cooperativa e comunidade.
Fonte / Foto: TV expresso
Durante entrevista concedida à TV Expresso, o presidente da cooperativa, Lauri Inácio Slomski, falou sobre os desafios enfrentados ao longo da história e os planos para o futuro da instituição
deixe seu comentário