Desde o dia 2 de janeiro, Raquel de Moura foi nomeada para assumir a Secretaria de Saúde do município. Com uma trajetória de mais de 12 anos dedicados à área, ela tem atuado em diferentes funções, incluindo atendente de farmácia, diretora do departamento de saúde e gerente administrativa do Hospital Regional de Palmitos. Raquel possui vasta experiência em gestão de recursos, programas de saúde e atendimento ao paciente.
“Antes de assumir o cargo, fizemos uma transição detalhada para entender os encaminhamentos e serviços em andamento. Estamos nos adequando às mudanças do Ministério da Saúde e do Estado, que incluem novas regulamentações nos protocolos de atendimento e no uso do sistema SISREG para agendamentos. Essas mudanças impactam diretamente os serviços de saúde locais, ao introduzir uma fila única baseada na classificação de risco dos pacientes, o que exige adaptações operacionais e logísticas para garantir um atendimento eficiente e justo”, explicou.
Raquel destaca que um dos principais desafios é a regulação das especialidades pelo Estado, o que tem levado pacientes a serem atendidos em municípios distantes, aumentando o tempo de espera e o risco no deslocamento. Nos próximos dias, ela se reunirá com os secretários de saúde da região e o Secretário de Saúde do Estado para discutir essa e outras questões. “Nosso objetivo é levar essa demanda e buscar uma solução eficaz para reduzir o tempo de espera e o deslocamento dos pacientes, garantindo acesso mais rápido e seguro aos serviços de saúde especializados. Essas ações também visam fortalecer a rede de saúde local e proporcionar um atendimento mais eficiente e humanizado para a população”, enfatiza.
Atualmente, a unidade conta com atendimento de psicólogos, fisioterapeutas, médicos clínicos gerais, fonoaudiólogo, odontologistas e uma ginecologista. Entre as prioridades para os próximos meses, está a ampliação desses atendimentos especializados, incluindo nutricionista e pediatra, além da implementação de programas integrados de terapias complementares, visando um tratamento mais holístico para os pacientes. “Estamos aguardando a abertura de novo edital pelo colegiado da Amerios para credenciar mais profissionais e expandir o atendimento”, afirmou Raquel.
Quanto ao Posto de Saúde de Vila Cambucica, Raquel visitou a unidade, que está atualmente fechada. Está previsto um cronograma de reforma abrangente, incluindo ajustes estruturais, como a correção de infiltrações e goteiras, além da atualização de utensílios e equipamentos. O objetivo é reabrir a unidade com uma equipe completa e uma farmácia, oferecendo atendimento local de qualidade. “Precisamos realizar uma reforma completa para atender às exigências da vigilância sanitária. Nosso objetivo é que os pacientes possam ser atendidos lá, sem precisar se deslocar para a cidade. Uma vez concluídas as reformas, uma equipe completa, incluindo farmácia, será deslocada para a unidade”, destaca.
Raquel também pede a compreensão da população, pois a equipe ainda está se adequando às novas regulamentações e protocolos implementados recentemente, o que inclui ajustes nos procedimentos internos e no atendimento. “Em breve, os munícipes poderão perceber melhorias significativas. Estamos nos adequando e, em breve, poderemos oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado para toda a população”, finaliza.
Fonte / Foto: Prefeitura de Riqueza
Nova secretária comenta sobre os atendimentos e as melhorias previstas para a Saúde de Riqueza
deixe seu comentário