Nesta quinta-feira (04), foi realizado no Centro de Eventos da Área de Lazer uma cerimônia de lançamento oficial com a entrega ao prefeito municipal, Valdir Rubert do Protocolo Integrado de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. O evento contou com a presença do CMDCA, do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Proteção e Cuidado, e dos profissionais habilitados para realizar a escuta especializada, que receberam certificados.
Estruturar e qualificar a atuação em rede é o objetivo principal deste protocolo, que busca integrar e padronizar ações entre instituições, equipamentos, serviços e programas, visando garantir um atendimento protetivo, humanizado e integral às crianças e adolescentes em situação de violência.
O protocolo, desenvolvido de forma colaborativa, promete fortalecer o trabalho em rede e tornar-se um instrumento fundamental para efetivar a integralidade e humanização no atendimento às vítimas. A atuação integrada é vista como essencial para superar sobreposições de ações e complementaridade dos serviços.
“Proteger e cuidar das crianças e adolescentes é um compromisso de toda a sociedade, e este protocolo representa um avanço importante nesse sentido. Com a colaboração de todos, podemos garantir que seus direitos sejam respeitados e que recebam o apoio necessário para superar qualquer situação de violência”, destacou a secretária de assistência social, Luciane Maraschin.
“É motivo de orgulho para Mondaí receber este protocolo de escuta especializada. Agradeço às pessoas que se dedicaram a esse importante trabalho. E tenho certeza que com esses profissionais capacitados que receberam o certificado hoje, estamos prontos para oferecer um atendimento de qualidade à nossa comunidade, cumprindo rigorosamente este protocolo”, argumentou o prefeito, Valdir Rubert.
Fotos: Ivomar Rauber.
deixe seu comentário