A Epagri de Mondaí registrou uma grande movimentação de atendimentos durante o ano passado.
Em entrevista concedida a Rádio Porto Feliz o Engenheiro Agrônomo da Epagri de Mondaí, Adair Magnaguagho, apresentou alguns dados de serviços prestados e atendimentos realizados durante 2023.
Citou que foram atendidas ao todo 569 famílias do meio rural; houve 1.118 atendimentos no escritório; 641 atendimentos remotos; foram feitas 486 visitas a propriedades; e 93 pessoas participaram de cursos e capacitações diversas.
Ainda durante o ano passado foram atendidas 303 famílias com sementes de milho; 36 famílias com projetos de água; 34 com calcário; 6 com Kit forrageiras; duas famílias com kit apicultura; e seis famílias com o projeto conecta jovem.
Conforme Magnaguagho, em programas de governo foram aplicados no município de Mondaí durante o ano de 2023, um total de 1 milhão, 227 mil e 702 reais.
O Agrônomo disse que o ano foi de muito trabalho e produtividade e citou também que um dos principais projetos desenvolvidos foi o de ‘Jovens Rurais’, com encontros teóricos e práticos, com orientações sobre produção de leite.
Finalizou dizendo que a expectativa da Epagri para 2024 é muito grande, pois o município e a região continuam investindo na produção agrícola, o que gera uma grande demanda de trabalho e tecnologia para o desenvolvimento de culturas e demais atividades rurais.
Produção de leite segue como uma das principais atividades do meio rural
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Epagri de Mondaí, Adair Magnaguagho, a produção de leite ainda está presente na grande maioria das propriedades do município.
Apesar da crise enfrentada pelo setor na atualidade, a maioria das famílias, ainda mantem essa atividade.
Disse que além do leite, os produtores de Mondaí desenvolvem atividades de suinocultura, avicultura e gado de corte.
Muitas famílias tem como complemento de renda a produção de frutas, verduras e legumes que são comercializadas na Feira Agroindustrial.
Afirmou que a piscicultura também é desenvolvida em muitas propriedades, na maioria para o consumo familiar.
deixe seu comentário