Em 20 de novembro de 1993 a direção da Cooperativa Regional Auriverde iniciou a atividade de moagem de trigo criando marca Realta, para agregar valor à produção de trigo dos associados. No início boa parte da produção era transformada em farinha que cada cooperado tinha para auto consumo e vendia uma pequena quantidade excedente. Com o passar do tempo a produção de trigo consolidou-se entre os cooperados da Auriverde e passou a fazer parte em larga escala no mix de produção de grãos.
Atualmente, as Farinhas Realta são fabricadas em um moinho moderno de alta tecnologia, reestruturado no ano de 2017 para processar mais de 200 toneladas de trigo por dia. O moinho Realta atende adequadamente as normativas de produção de farinhas, cumprindo rigorosos procedimentos de controle de qualidade desde o recebimento da matéria-prima, passando pelos processos de armazenamento, moagem e expedição, garantindo qualidade dos produtos comercializados.
A CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, é uma empresa de economia mista, criada em 28 de fevereiro de 1979, pela Lei No 5.516. Fundada em 27 de novembro de 1979 e transformada em empresa pública, em 6 de setembro de 2005, tem como missão: executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina
A partir de uma importante e exitosa parceria Auriverde/Realta com a CIDASC desenvolveu-se algo extraordinário: um processo de certificação chamado SCC- Selo de Conformidade em Produção Segura da CIDASC. O processo de certificação iniciou-se em 2022 sob a coordenação de técnicos da CIDASC Wladimir Marcon Mendes e Claudio Antônio Ranzi e a participação da equipe técnica e gerencial da Realta Dalva Folmer e Juliano Kich e Márcio Fleck
O Selo de Conformidade da CIDASC tem como objetivo valorizar a marca Realta e gerar mais confiança ao consumidor e ainda buscar novos clientes potenciais, e a metodologia consiste em fazer melhorias e no processo produtivo para garantir a segurança alimentar em todas as etapas do processo produtivo. Cumpridas todas as etapas da certificação, a CIDASC fornece um selo com validade semestral e a renovação acontece através de auditorias. O selo estampará as embalagens dos produtos Realta e será sinal de garantia e de excelência em qualidade.
E assim, neste 23 de novembro a direção da Auriverde aproveitou para fazer uma comemoração especial de 30 anos da marca Realta, atualmente designada, Realta Alimentos e para celebrar a importante conquista: o Selo de Conformidade em Produção Segura da CIDASC – SCC. A solenidade que aconteceu na SER Auriverde a partir das 18:00 horas contou com a presença de 250 pessoas, sendo colaboradores, fornecedores, autoridades políticas e grande parte da direção e conselheiros, vindos de toda a região de atuação da Auriverde.
Nos pronunciamentos dos dirigentes e autoridades destacamos a fala do gestor Rafael Sonda que enalteceu a evolução da Realta Alimentos nos últimos anos nem capacidade produtiva e na qualidade dos produtos oferecidos e ainda a alta agregação de valor aos produtos e sentenciou: “A Realta não vai parar de crescer. Novos e importantes projetos estão em estudo para serem implantados nos próximos anos com foco no aumento da capacidade produtiva e na qualidade dos produtos”.
O Diretor Comercial Elestor Airton Albrecht falou do desafio de se produzir trigos de melhor qualidade para atender as exigências de qualidade e boa parte da demanda do moinho será fornecida pelos cooperados da Auriverde. Jonei Carlos Servelin, Diretor de Produção e Infraestrutura relacionou a evolução da qualidade e do aumento da produção da Realta, com a evolução tecnológica implantada na Realta nos últimos anos. Equipamentos modernos e com automação para melhorar a qualidade, reduzir a mão de obra e ainda melhora as condições de trabalho.
A prefeita de Cunha Porã, Luzia Vacarin, falou em nome dos demais prefeitos e em sua mensagem ressaltou o orgulho que sente por ver a Realta Alimentos levando o nome da cidade de Cunha Porã para muitas regiões do Brasil. E ainda ressaltou e parabenizou a direção da Auriverde, que através da Realta, realiza importantes campanhas em parcerias com escolas do município e encanta a todos, especialmente as crianças, na produção de pratos doces e salgados deliciosos.
E para falar do Selo de Conformidade CIDASC, fez o uso da palavra a senhora Celles Regina de Matos, presidente da CIDASC, e em sua fala apresentou a sequência do desenvolvimento do trabalho que culminou com emissão do selo. Celles destacou ainda a grande importância do selo pois o mesmo dá garantias de qualidade e permite a Realta Alimentos se fortalecer ainda mais no mercado atual e biscar novos e exigentes mercados e para concluir, apontou o selo como uma ferramenta para busca e manutenção da sustentabilidade.
Finalizando os pronunciamentos, o presidente da Auriverde, Claudio Post usou a palavra para agradecer a parceria com a CIDASC, valorizar as pessoas que idealizaram o Moinho Realta e parabenizar os gestores e colaboradores pela conquista. Claudio Post falou ainda da importância da agregação de valor aos produtos primários a exemplo da Fábrica de Rações e do Moinho Realta, que já representam mais de 35% do faturamento, credenciando a Auriverde a tornar-se uma cooperativa agroindustrial.
O ponto alto da solenidade foi a entrega oficial do Selo de Conformidade CIDASC- SCC por parte da presidente da entidade, Celles Regina de Matos, às mãos do presidente Claudio Post. Um momento para ficar na história da Realta e que foi muito celebrado pois foi o selo foi conquistado muitas mãos com esforço, dedicação e emoção. Na solenidade aconteceu também o lançamento da mascote do Moinho Realta, chamada de Realtinha, a Fada do Trigo. A mascote Realtinha, será utilizada para divulgar e fortalecer a marca Realta em eventos de promoção social e em campanhas comerciais.
E o cerimonial foi encerrado com chave de ouro, pois o público presente pode desfrutar de um coquetel com variada gama de pratos doces e salgados produzidos pela Realta Alimentos, especialmente para o evento de aniversário e entrega do selo de conformidade. Gratidão aos colaboradores da Auriverde/Realta que contribuíram na organização do evento e parabéns aos colaboradores da Realta pela conquista do Selo de Conformidade CIDASC.
Fotos: ASCOM
deixe seu comentário