A Secretaria Municipal de Saúde de Palmitos, por meio da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, promoveu na última semana uma ação de intensificação contra a dengue nos cemitérios da cidade e do Distrito de Santa Lúcia.
Essa ação promovida pelos Agentes de Combate a Endemias visou percorrer toda a extensão dos cemitérios para verificar os vasos e floreiras, eliminar a água dos recipientes e aplicar larvicida biológico caso necessário.
Segundo a supervisora geral de dengue, Josiane de Brites Graebin, os cemitérios são pontos de risco para a dengue por possuírem jazigos com vasos e floreiras que acumulam água e, assim, propiciam a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Além dos vasos de flor artificiais, foram encontrados diversos recipientes com água parada como potes de sorvete, vidros de café, garrafas, que também estavam sendo utilizadas como vasos. Muitos desses recipientes continham areia, porém, a areia acaba compactando e gerando acúmulo de água na parte superior, se tornando um possível criadouro para o mosquito. Outro problema identificado foram as floreiras de mármore fixas sem escoamento, onde foram encontradas larvas do mosquito. Na ocasião foram recolhidos mais de 15 sacos de lixo.
A municipalidade pede à população que, ao prestar homenagens aos entes queridos, evite levar vasos e demais recipientes que possam gerar acúmulo de água parada.
deixe seu comentário