O município de Mondaí, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou uma importante ação em apoio ao “Setembro Amarelo”, o mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio.
O evento, que contou na parte da tarde com a presença do Prefeito Municipal Valdir Rubert, juntamente com outras autoridades e representantes das forças de segurança e salvamento, marcou um momento significativo na luta pela saúde mental.
A palestra, intitulada “SobreVIVER”, foi ministrada pela palestrante Gladis Aparecida, terapeuta comportamental. Realizada no Clube Ipanema, o evento foi dividido em duas partes: à tarde, ocorreu a capacitação dos profissionais de saúde e da rede de apoio, enquanto à noite, uma palestra foi aberta a toda a comunidade.
“Esta palestra foi importante pois ofereceu uma oportunidade única para discutir estratégias de prevenção do suicídio e aprender a apoiar aqueles que enfrentam dificuldades emocionais, bem como identificar situações que precisam de ajuda, além de tópicos relacionados às emoções e resiliência emocional. Foram ainda abordados temas com o objetivo de incentivo a um diálogo aberto sobre saúde mental e suicídio”, destacou o secretário de saúde, Ginther Otto Dreher.
“A ação realizada em Mondaí foi um passo significativo na direção de uma comunidade mais consciente e solidária, pois mostrou que, quando autoridades, profissionais de saúde e cidadãos se unem em torno de uma causa tão vital, é possível fazer a diferença na vida das pessoas”, ressaltou o prefeito municipal, Valdir Rubert.
deixe seu comentário