Home Assembleia Legislativa estabelece prioridades para o segundo semestre

Assembleia Legislativa estabelece prioridades para o segundo semestre

Última atualização 9 de agosto de 2023 - 11:14:50

A pauta da Assembleia Legislativa deve abrir o segundo semestre com análise de alguns vetos, represados nas ordens do dia das últimas sessões em razão da prioridade que o parlamento deu às matérias envolvendo a pauta da Universidade Gratuita. Outra prioridade é a consolidação do projeto sobre segurança nas escolas. Muitas sugestões foram apresentadas, informações importantes anotadas, inclusive a partir de intercâmbios com localidades que enfrentaram a questão da violência, sempre com foco na possibilidade de humanizar o ambiente e garantir mais proximidade das famílias com a comunidade escolar.

A avaliação é do presidente do parlamento estadual, deputado Mauro De Nadal (MDB), que também vem trabalhando, em vários contatos e reuniões, para ajustar um acordo capaz de destravar repasses do governo estadual para obras que foram iniciadas com base na política de transferências especiais, o chamado Pix, que foram suspensas com o início do atual governo. Há muitas obras suspensas, em todas as regiões, e a popução cobra solução dos vereadores, prefeitos e mesmo dos deputados, que são agentes públicos, explica o parlamentar.

A Assembleia também aguarda com expectativa a possibilidade de o governo enviar ao parlamento um projeto envolvendo a revitalização da malha rodoviária estadual. Há uma

grande preocupação com trechos considerados fundamentais para o escoamento da produção em várias regiões. O mesmo vale para ações envolvendo a saúde. E, como é regra no segundo semestre, com a elaboração do orçamento anual, entram em cena as destinações de recursos por emendas impositivas em benefício dos municípios. Além, é claro, de muito projetos de origem parlamentar, que estão em análise nas comissões técnicas.

Chegamos ao final do primeiro semestre com a aprovação de um importante projeto, o Universidade Gratuita, que este ano já deve beneficiar mais de 20 mil universitários com o custeio integral de suas mensalidade. Um projeto importante, que já nos próximos anos poderá alcançar 90 mil beneficiados diretos. Essa foi uma matéria muito discutida, com soluções bem estudadas para ampliar o alcance da proposta inicial, com segurança legal explica De Nadal; Agora iniciamos o segundo semestre com muita energia para tratar outras importantes questões do interesse dos catarinenses.

deixe seu comentário