Foto: Divulgação
Os Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) que integram o Colegiado dos Responsáveis pelo Planejamento Urbano de Obras Municipais da Microrregião da Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios), participaram de uma importante reunião em setembro.
Em entrevista à reportagem da TV Expresso, uma das coordenadoras do Colegiado, Andréia Schanatto, comentou sobre a função da entidade. “O Colegiado de Planejamento Urbano das Obras Municipais da Microrregião da AMERIOS é constituído por 2 participantes de cada município sendo: os Gerente Municipal de Contratos – GMC, Engenheiros Civis e/ou Arquitetos e dos 17 municípios filiados a AMERIOS e pela equipe de engenharia e arquitetura da Associação. Eu sou coordenadora do Colegiado da Microrregião da AMERIOS, atuo desde 2018, e também sou vice-presidente do Colegiado Estadual de Gerentes Municipais de Convênios e Contratos – GMC, junto a FECAM, que representa as 21 associações microrregionais de município de Santa Catarina”, informa.
TEMAS DEBATIDOS
Andréia relata que a primeira reunião após início da pandemia, foi no último dia 13, no auditório da Amerios, sendo abordados os seguintes assuntos:
– Procedimento dos Projetos da Engenharia 2021 e Situação do Setor de Engenharia pelas engenheiras Carline e Clarice que representam o setor de engenharia da Amerios – Carline é a responsável do Colegiado na Amerios;
Assuntos abordados pela coordenadora Andréia Schanatto, e pela consultora educacional e Gestão Noici Ranzi – representando o NGC – Núcleo de Gestão de Convênios
– Transferências Voluntárias – Repasses Especiais, de acordo com a Portaria SEF nº 321/21; nova modalidade de repasse do governo de SC
– Debate sobre a livre destinação do saldo financeiro às emendas parlamentares impositivas ou de qualquer convênio. Pedido o apoio das lideranças políticas para a edição da nova lei.
– Também foram abordados assuntos como o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr), sala Alesc/Fecam e editais da Lei de Incentivo à Cultura; capacitações presenciais, ambos os temas abertos às manifestações dos profissionais.
“Este foi o primeiro encontro presencial desde o início da pandemia, e já estamos planejando capacitações e as novas reuniões para os próximos meses”, destaca Andreia.
OBJETIVO DO COLEGIADO
Conforme a coordenadora, o colegiado da Amerios tem como finalidade: Compartilhamento de informações para melhorias do setor responsável pela captação de recursos e planejamento das obras junto aos municípios filiados e Assessoramento junto a Diretoria Executiva da AMERIOS. “Ele visa a integração dos profissionais, oportunizando o debate e a busca de soluções para os problemas comuns e aperfeiçoamento técnico dos servidores municipais das áreas administrativas de captação de recursos e de planejamento de Obras Municipais”, explica.
Andréia fala ainda, que é necessário ter essa articulação técnica para que a operacionalização das estratégias nos municípios seja eficaz e eficiente na concretização das ações das políticas públicas. “Quero agradecer o convite e frisar a satisfação de estar representado o município de Riqueza a nível regional e estadual. Agradeço também ao prefeito Capela e o vice Leandro pela confiança em meu trabalho e pela disponibilidade de poder representar o município junto aos colegiados, podendo compartilhar com os municípios informações e construção de conhecimento. Enfim, preso pela excelência da gestão dos recursos captados e aplicados”, finaliza.
deixe seu comentário