Home SC recebe 303 mil doses e busca atingir 100% de adultos vacinados contra Covid-19

SC recebe 303 mil doses e busca atingir 100% de adultos vacinados contra Covid-19

Última atualização 4 de setembro de 2021 - 19:19:46

Com 86,57% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, Santa Catarina iniciou este sábado (4) com a distribuição de 151.600 doses do imunizante Coronavac aos municípios, destinadas para a conclusão da aplicação da primeira dose do público maior de 18 anos no Estado.

A previsão é de que 303.200 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan desembarquem em Florianópolis às 16h30. No entanto, a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) informou que o número que corresponde a 50% deste montante foi enviada já no período da manhã, para dar mais agilidade ao processo de distribuição.

Com isso, todas as doses que chegam na tarde deste sábado ficarão armazenadas na Rede de Frio do Estado. Elas serão destinadas para a D2 (segunda dose).

 Dive ressalta, ainda, que o objetivo estabelecido pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) – de vacinar 75% do público adulto – já foi atingido.

São 129 municípios em Santa Catarina que solicitaram novas doses para concluir a aplicação da D1 no público adulto. A relação das cidades e quantas doses foram enviadas podem ser conferidas aqui.

As doses das centrais regionais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma e Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra foram transportadas via terrestre.

Já as doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Joaçaba, Lages e Rio do Sul foram enviadas pelo avião do Corpo de Bombeiros.

Vacinação de adolescentes e terceira dose

Mesmo com a chegada das novas doses neste fim de semana, os adolescentes de 12 a 17 anos em Santa Catarina ainda terão que aguardar para serem vacinados.

A Dive informou que aguarda a chegada de novas doses pelo Ministério da Saúde. A previsão é que estas doses comecem a ser enviadas a partir do dia 15 de setembro, quando os adolescentes devem ser imunizados. Assim como as doses de reforço para idosos com mais de 70 anos e pessoas com imunossupressão passam a ser aplicadas.

Vale lembrar que, para estes públicos, há um fator de dependência de vacina específica. A única aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para adolescentes é a da Pfizer, que também é a preferencial para aplicação de dose de reforço – ou terceira dose.

O Estado tem previsão de receber 69.030 doses da Pfizer já no fim da tarde da próxima segunda-feira (6), mas a Dive ainda não confirmou o destino destes imunizantes.

deixe seu comentário