O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, responsável pelo atendimento das ocorrências na região Extremo-Oeste Catarinense, atendeu 44 ocorrências de incêndio no período compreendido entre a última sexta-feira (20) e domingo (23).
A maior parte delas tratou-se de incêndio em vegetação.
É importante destacar, que a região está saindo de um período de geadas onde a mata ficou muito seca e o ar seco, alinhado às altas temperaturas favorece o surgimento desse tipo de ocorrência, que além de destruir a vegetação e causar a morte de muitos animais, pode causar sérios prejuízos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas.
Sabendo que prevenir é sempre a melhor opção, confira algumas dicas para prevenir os incêndios em vegetação:
– Nunca jogue bitucas de cigarro nas rodovias ou em locais inapropriados, pois além de poluir o meio ambiente podem causar grandes incêndios.
– Evite fazer queimadas em lavouras, sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, não faça próximo a redes elétricas, nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes.
– Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças.
– Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto.
Vale ressaltar, que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil, exige treinamento e equipamentos de segurança, nestes casos é muito importante acionar o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone de emergência 193.
deixe seu comentário