Home Jovens participam de Curso com o tema “Bovinocultura de Leite" em Cunha Porã

Jovens participam de Curso com o tema “Bovinocultura de Leite" em Cunha Porã

Última atualização 11 de agosto de 2021 - 09:26:36

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), juntamente com entidades parceiras, realizou o Curso de Jovens com o tema: “Bovinocultura de Leite”. O Primeiro dos nove encontros previstos aconteceu no dia 28 de julho, nas dependências da SER Auriverde no município de Cunha Porã.

A primeira etapa do Curso contou com a participação de representantes de várias entidades, Administração Municipal, Secretaria da Agricultura, Auriverde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Sicoob, Banco do Brasil, Sicredi e Cresol, que também são entidades parceiras na organização e realização do curso.

O tema principal do Curso oferecido aos jovens é a Bovinocultura de leite à Base de Pastagens Perenes, e que, segundo a Epagri, é a área que abrange o maior número de agricultores no município. A dinâmica do curso iniciou pela manhã, quando foi realizada apresentação das entidades parceiras, e cada representante deixou sua mensagem, logo após houve palestra com o Coordenador da Pecuária da UGT-9, Jean Pierre Pilger abordando a Proposta da Epagri para Produção de Leite no Estado de Santa Catarina.

Na parte da tarde houve excursão à Unidade de Referência Técnica da Epagri, na propriedade de Udo Egon Kütner, que fica na Linha São Domingos, interior de Cunha Porã. Na oportunidade os jovens conheceram o sistema de produção preconizado pela Epagri e puderam ouvir do produtor um relato de como se deu a implantação e dos resultados obtidos a partir da adoção deste modelo de produção, sendo que por trabalhar há mais de 10 anos com a produção de leite a base de pastagem perene pode ser considerada uma Unidade de Referência técnica consolidada na região e uma das mais antigas, recebendo frequentemente excursões de produtores de leite interessados em observar as potencialidades do sistema adotado naquela propriedade na prática.

Segundo o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural Epagri de Cunha Porã, Vladimir Adalberto Picoli, os jovens foram participativos e deram um feedback positivo com relação ao dia.

deixe seu comentário