Rajadas de vento podem chegar aos 100 km/h ao longo do dia – Foto: Carolina Debiasi/ND
A Defesa Civil de Santa Catarina tem alertado para fortes ventos e temporais em algumas regiões, especialmente do Oeste ao Sul, em cidades vizinhas com o Rio Grande do Sul. A previsão para esta quinta-feira (24) é de ventos que podem chegar aos 80 km/h, segundo informou o órgão.
Essa condição se deve ao avanço de uma frente fria por Santa Catarina, associada a formação de um ciclone extratropical no litoral do Uruguai. Em consequência disso, há previsão de chuva forte com descargas elétricas e eventual queda de granizo e rajadas de vento.
“Atenção com transtornos em alguns municípios especialmente por conta do vento forte. Vai ser um dia muito ventoso, que pode chegar aos 100 km/h”, enfatiza o meteorologista Piter Scheuer, informando ainda que a perspectiva é de pouca chuva.
Para Chapecó, segundo a Epagri Ciram, é esperado apenas 3 mm de chuva para esta quinta-feira, com ventos que podem chegar aos 65 km/h. A temperatura mínima ficará em 12⁰C e máxima de 20⁰C.
As rajadas de vento começaram a ser notadas ainda na noite de quarta-feira na cidade de Concórdia. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Adilson Oliveira, os ventos chegaram a uma velocidade de 35 km/h.
Conforme o coordenador da Defesa Civil em Chapecó, Luciano Huning “apesar de forte vento durante a noite inteira, não tivemos registros de ocorrência, mas seguimos em alerta”, frisa.
A nebulosidade persiste para a sexta-feira (25) com abertura de sol em alguns momentos. A instabilidade volta aparecer no fim do dia, provocando pancadas de chuva com risco de temporal isolado para o Oeste, Planaltos e Litoral Sul. São esperados 6 mm de chuva para Chapecó, segundo a Epagri Ciram. Para o sábado (26), não tem previsão de chuva e o dia terá melhoras com aberturas de sol.
Há cerca de um mês, as cidades do Meio-Oeste catarinense enfrentavam um temporal que deixou aproximadamente 70 mil unidades consumidoras sem energia. Destelhamentos foram registrados em Campos Novos na época. Em nota, a Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado na cidade.
deixe seu comentário