O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou na quarta-feira, dia 23 de junho, o Plano Safra 2021/2022. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, no dia 22 de junho, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Riqueza, Vanderley Rutkoski, explica como a entidade tem auxiliado os produtores nessa questão
Conforme Rutkoski, o plano safra já vem sendo debatido junto ao Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, desde o dia 13 de abril. “A gente entregou a pauta da Agricultura Familiar nesse dia, foi feita a discussão, e dentre essa pauta a gente já vem inúmeras vezes discutindo pós entrega a pauta, com reuniões realizadas de forma online por causa da Covid-19”, explica.
AUXÍLIO NAS CULTURAS DE CULTIVO
O presidente relata que o sindicato tem buscado auxiliar o produtor rural em todas as culturas de cultivo. “A agricultura familiar hoje é tanto investimento, quanto custeio. E com isso a gente vem tentando abordar tudo o que o nosso produtor produz, seja no custeio da lavoura de milho, de feijão, trigo, soja, dentro do estão também tem a cebola o alho, então tudo isso a gente tenta abordar para nós custearmos a lavoura dos nossos agricultores”, relata.
INVESTIMENTO PARA HABITAÇÃO
Rutkoski conta que há dois anos o sindicato conseguiu que o governo colocasse no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), investimentos para habitação. “A gente já conseguiu mais esse investimento há dois anos, então além de tudo o que o agricultor pode financiar como: estrebaria, chiqueiro, aviário, cerca, compra de animais, compra de matrizes reprodutor, o que tu imaginar a gente financia em até 10 anos, ou máquinas agrícolas e implementos até 7 anos. E gente conseguiu também o financiamento para habitação, tanto reforma, casa nova ou ampliação. Então assim, além de nós conseguirmos fazer esse custeio, a gente pede esses investimentos para os nossos agricultores, para pagamento em até 10 anos”, informa.
PLANO SAFRA 2021/2022
Segundo o presidente, o sindicato tem o importante papel de auxiliar o produtor rural diante do plano safra. “A gente tem uma contribuição muito importante que é desde a discussão da montagem do plano safra, isso a gente representa o nosso agricultor, buscamos baixas nos juros, aumento de teto, enquadramento da agricultura familiar”, destaca.
Ainda segundo Rutkoski, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza tem um convênio junto ao Banco do Brasil, que facilita nos investimentos para os agricultores. “A gente tem um convênio com o Banco do Brasil, então para o agricultor que queira fazer um investimento ou fazer o custeio, ele pode vir aqui no sindicato que a gente faz tudo pra ele, agiliza, acelera a busca do crédito, e também do custeio. Então a gente vem dentro disso, fazendo toda a parte técnica e representando nosso agricultor, tanto reivindicando juros mais baratos, enquadramento do nosso agricultor, efetuando esse serviço para ele, e também fazendo com que ele consiga produzir e ter rentabilidade”, finaliza.
deixe seu comentário