Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) emitiu carta aberta nesta terça-feira (23) cobrando o presidente da República Jair Bolsonaro para que assuma o comando do combate à pandemia de Covid-19. O documento foi publicado em meio ao pior cenário da doença no país, em que a maioria dos estados bateu recordes de óbitos e estão com UTIs lotadas. A carta é assinada pelo presidente da instituição e ex-prefeito de Saldanha Marinho-RS, Glademir Aroldi.
A entidade, que representa os municípios do país, pede que o “presidente da República que assuma de uma vez por todas o papel constitucional de coordenação nacional no enfrentamento da Covid19 no país” e alerta para a possibilidade de falta de medicamentos: “urgem ações emergenciais para o fomento à produção e à importação de neurobloqueadores e oxigênio”, diz o texto.
A ação aconteceu após Bolsonaro ingressar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) contra lockdown na Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O ministro Marco Aurélio Mello negou a solicitação do presidente nesta terça.
Na carta, a CNM diz que “não cabe transferência de responsabilidades neste momento dramático” e que é “urgente que todas as autoridades públicas […] trabalhem de forma harmônica e colaborativa”. A entidade ainda pede que o governo federal invista em campanhas de comunicação para reforçar as medidas de segurança contra o vírus.
Para esta terça, está previsto um pronunciamento oficial de Bolsonaro em rede aberta de TV e rádio.
deixe seu comentário