Foto: Mauricio Vieira/Secom
A atividade econômica de Santa Catarina medida pelo IBCR, do Banco Central, e considerada uma prévia do PIB, registrou uma alta de 1,04% em janeiro na comparação com dezembro de 2020. Os dados divulgados nesta quinta-feira (18) apontam ainda que o Estado atingiu o maior patamar de atividade econômica da história no período. A geração de empregos – que teve saldo positivo de 32 mil vagas no mercado formal – e a própria inflação ajudam a aumentar o grau nominal do indicador.
Na comparação entre janeiro de 2021 com janeiro de 2020 – quando ainda não havia pandemia em Santa Catarina -, o avanço é ainda maior, de 4,25%. O desempenho de janeiro foi destaque e superou até mesmo o último mês de outubro, que tinha a maior atividade econômica até então e refletia os efeitos da liberação das atividades econômicas somado ao pagamento do auxílio emergencial completo, de R$ 600.
O desempenho catarinense foi semelhante nos outros estados do Sul, que também registraram alta. O Rio Grande do Sul foi o que mais cresceu, com +2,49%, e na sequência o Paraná, com avanço de +2,14%. A média brasileira foi positiva em +1,03%.
deixe seu comentário