Foto:Divulgação
A Secretaria de Saúde de Cunha Porã, por meio da Sala de Vacinas, deu início na tarde da quarta-feira (03) à vacinação dos idosos com idade entre 85 a 89 anos contra a Covid-19. Na quarta, a vacinação seguiu das 13h às 18h, e nesta quinta-feira (4) será das 7h ao meio-dia, na Sala de Vacinas, situada junto à Unidade Básica de Saúde Sede, ao lado do Fórum.
Conforme explica a técnica em Enfermagem e responsável pela Sala de Vacinas, Velsoni Engler, o município recebeu nesta etapa 100 doses que são exclusivamente para aplicação da segunda dose àqueles que já receberam a primeira há três semanas. Sendo que esta segunda dose começou a ser aplicada ainda na manhã da quarta.
Além disso, foram repassadas mais outras 260 doses, destinadas aos idosos de 85 a 89 anos. “Porém, algumas dessas doses serão aplicadas em profissionais da Saúde que estão atuando diretamente na linha de frente da Covid-19 e que ainda não foram imunizados. Idosos de 90 anos ou mais que não quiseram se vacinar na primeira etapa, e que agora tem interesse, também poderão comparecer”, explica.
Segundo a profissional, Cunha Porã até o momento recebeu doses da Oxford-AstraZeneca, da Fiocruz, e a Coronavac, do Instituto Butantan. “É importante esclarecer que, ao se vacinar com a primeira dose, a equipe da Sala de Vacinas já orienta com relação a segunda dose, agendando data e horário, seguindo o prazo estabelecido por cada laboratório que fornece as vacinas. Por isso, é imprescindível que as pessoas imunizadas compareçam nos dias e horários estabelecidos”, salienta Velsoni.
Para se imunizar é obrigatório apresentar cartão do SUS e/ou CPF e ainda a carteirinha de vacinação. Toda vacinação está sendo monitorada pelos profissionais de Saúde, evitando aglomerações dentro da Unidade. No entanto, Velsoni destaca que os idosos que não queiram entrar na Unidade tem a opção de permanecer dentro dos veículos e receber a imunização.
Seguindo o Plano Nacional de Vacinação, do Ministério de Saúde, após a imunização de todos os grupos que compreendem as faixas etárias dos idosos, será a vez das pessoas com comorbidades, ou doenças crônicas. Por isso, é importante que os munícipes fiquem atentos para as divulgações da Secretaria de Saúde no decorrer das próximas semanas.
deixe seu comentário