Home Vacinação em SC: Doses que chegaram ao estado nesta quarta são distribuídas

Vacinação em SC: Doses que chegaram ao estado nesta quarta são distribuídas

Última atualização 4 de março de 2021 - 09:32:25

O Governo do Estado iniciou a distribuição de 45.600 doses, metade da quantidade recebida nesta quarta-feira, 3, da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. As 91,2 mil doses chegaram às 8h20 no aeroporto de Florianópolis. Elas foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, onde foi organizada a logística de entrega para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. 

No início da tarde, as UDVEs de Joinville, Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Criciúma retiraram as doses. Criciúma encaminhará as vacinas para Tubarão e Araranguá e Joinville para Jaraguá do Sul e Mafra. Na quinta, 4, a partir das 7h, dois caminhões irão em direção  às UDVEs de Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Lages, Rio do Sul, Joaçaba e Videira. A Polícia Militar fará a escolta do transporte. 

“Assim como nas outras remessas recebidas, desta vez também o Estado se empenhou para levar as vacinas à população catarinense o mais rápido possível, dando continuidade à nossa Campanha de Vacinação, que é tão importante neste momento. E, assim que novas remessas forem encaminhadas, iniciaremos as fases seguintes, até que tenhamos toda a população idosa acima de 60 anos, que representa mais de 80% dos óbitos de Covid-19 no estado, protegida pela vacinação”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

Distribuição das doses 

A distribuição de metade das doses é recomendação do Ministério da Saúde (MS). Elas estão sendo encaminhadas aos municípios catarinenses para a primeira dose (D1). Na maior parte dos municípios, as doses serão utilizadas para imunizar trabalhadores da saúde e idosos entre 80 e 84 anos. A outra metade ficará armazenada para garantir a aplicação da Dose 2 (D2) nessa mesma população, em um intervalo de 2 a 4 semanas.

Devido ao agravamento da pandemia no Oeste do estado, serão encaminhadas 6.078 doses que vieram do Fundo Estratégico do Programa Nacional de Imunização para os municípios pertencentes à essa região: área de abrangência das UDVEs de Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As vacinas serão utilizadas para dar continuidade à vacinação da população de 80 a 84 anos, visto que elas são suficientes para vacinar 100% desta população e dar início à vacinação da faixa etária de 75 a 79 anos (11%).  

“Como a quantidade de doses é insuficiente para cobrir 100% da população com idade entre 75 e 79 anos, a orientação é iniciar a vacinação pelos mais idosos, com 79 anos, conforme a disponibilidade de doses, até chegar a faixa etária de 75 anos. Nos demais municípios, fora da região oeste, a recomendação é dar continuidade à vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos”, orienta o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. 

Com relação aos trabalhadores da saúde, tendo em vista que o Ministério da Saúde (MS) encaminhou um quantitativo reduzido de doses para este público (1,8%), foi dado prioridade para os municípios que concentram maior número de estabelecimentos de saúde, bem como ainda apresentam um resíduo (população a ser vacinada) acima de 1.000 trabalhadores.

deixe seu comentário