Foto:Divulgação
Membros da Sala de Situação estiveram reunidos virtualmente na tarde da segunda-feira (1º) para a primeira reunião que contou com avaliação das atividades realizadas em 2020, bem como uma projeção das ações deste ano com vistas ao combate ao mosquito Aedes aegypti.
O encontro foi conduzido pela coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias da Secretaria de Saúde de Cunha Porã, Angela Rieger Kölln. Neste início dos trabalhos, devido ao ingresso de novos membros, Angela explicou qual o papel da Sala de Situação que, entre outras funções, tem por objetivo planejar as ações de forma intersetorial para prevenção e controle do Aedes aegypti.
Angela trouxe também dados entomológicos e epidemiológicos do município. Até o último dia 29 de janeiro Cunha Porã somava 19 focos do mosquito Aedes aegypti e nenhum caso positivo para doenças. Entretanto, conforme os dados do último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa) realizado no fim do ano passado, Cunha Porã apresenta médio risco para epidemia, motivo de preocupação tendo em vista o crescente número de focos do mosquito nos últimos dias.
A coordenadora da Sala de Situação ainda apresentou um balanço das atividades desenvolvidas em 2020, ressaltando que mesmo com a pandemia por coronavírus, Cunha Porã realizou seis ciclos de visitas de controle do Aedes aegypti, ação desenvolvida pelos agentes de Saúde e Endemias. Este trabalho corresponde a uma média de cobertura de mais de 80% dos imóveis, atendendo as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Ainda foram desenvolvidos mutirões com agentes de Saúde e Endemias; investigação de denúncias; campanha de coleta de pneus com destinação adequada de mais de 160 pneus; eliminação e tratamento de depósitos. Além de orientações junto aos veículos de imprensa; e também para as escolas repassarem de forma on-line aos alunos; apresentação de trabalho em âmbito nacional; entre outras atividades.
No decorrer da reunião também foi aberto espaço para sugestões de futuras ações. Cabe ressaltar que para este ano as atividades de combate ao Aedes aegypti já tiveram início, incluindo a destinação adequada de duas cargas de pneus em desuso, que estavam armazenados no Galpão de Máquinas da Prefeitura. Também está em andamento o primeiro ciclo de visitas de controle do mosquito; além de vistorias em armadilhas e pontos estratégicos; tratamento de depósitos; etc.
deixe seu comentário