Home Especialistas dão dicas para reduzir riscos de contágio nas reuniões de final e início de ano

Especialistas dão dicas para reduzir riscos de contágio nas reuniões de final e início de ano

Última atualização 31 de dezembro de 2020 - 14:56:44

Foto: Divulgação

“Preservar a vida é o melhor presente neste fim de ano”. A mensagem, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), resume o recado dos especialistas na área de saúde para este Revèillon atípico: com máscaras, sem aglomerações, sem abraços e até em silêncio, para evitar lançamento de partículas virais no ambiente. 

O ideal é celebrar o final e início de ano com as pessoas que vivem com você. Se receber alguém, que seja ao ar livre e com poucas pessoas, sempre tentando manter distância de dois metros uma das outras. Peça que todos tragam máscaras e forneça sacolas plásticas limpas para que as pessoas possam depositar ou descartar as máscaras na hora de consumir alimentos. 

Mantenha frascos de álcool em gel no ambiente e higienize as mãos sempre que tocar objetos que podem estar sendo compartilhados. Aliás, o ideal é não compartilhar objetos: cada um com sua taça. 

A enfermeira do Serviço de controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), Taíse Costa Ribeiro Klein, lembra que as pessoas devem tomar cuidado com o álcool por ser inflamável, evitando o uso próximo a fogões, churrasqueiras e velas, por exemplo 

“O álcool líquido pode ser usado para limpar as superfícies e o álcool em gel é usado para higienização das mãos, mas ambos são inflamáveis, por isso é preciso um cuidado extra nestas reuniões de final de ano”, alerta a profissional. 

De acordo com a Fiocruz, o ideal é evitar música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. “Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente”, ensinam os especialistas. 

A Fiocruz lembra que este será um final de ano diferente. Por isso, o ideal é orientar os convidados a levarem o que vão consumir mas, se não for possível, tenha um cuidado extra no preparo, usando máscara e lavando as mãos constantemente ao manusear objetos e alimentos. Ofereça molhos para saladas e temperos em embalagens individuais. Nada de potes com petiscos. 

deixe seu comentário