Hora de ficar atento aos sinais da pele – Foto: Reprodução
O mês de dezembro tem uma movimentação especial na Noova Oncologia, com a participação de seus profissionais na Campanha Dezembro Laranja. O momento é de conscientização sobre o Câncer de Pele. A Noova Oncologia vem alertando que, apesar da baixa letalidade na maioria dos casos, a doença é muito comum e deve ser tratada para que não haja complicações.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cânceres de pele correspondem a 27% dos casos da doença no país, mas é também aquela que se pode evitar com medidas simples de autocuidado.
Usar filtro com FPS igual ou superior a 30 (e reaplicá-lo a cada duas horas ou sempre que tiver contato com a água ou suor), preferir sempre a sombra, evitar a exposição solar das 9h às 15h e ainda usar roupas, chapéus com abas largas e óculos com proteção UV são medidas fáceis e que já minimizam a ação dos raios ultravioleta e devem ser seguidos o ano todo.
“Sem esquecer de áreas como mãos, orelhas e pés. Não existe bronzeamento realmente saudável. O tom da pele muda por causa de uma inflamação e, com o tempo, perdemos a capacidade de regeneração”, destaca Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que criou no Brasil a Campanha Dezembro Laranja.
deixe seu comentário