Foto: Cristiano Estrela / Secom
Segundo pesquisa divulgada na quinta-feira (26), 49,2% das empresas do litoral de Santa Catarina não pretendem contratar funcionários temporários para este verão.
Já 40% afirmou que realizará contratações e os outros 10,8% ainda não souberam responder.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), realizadora da pesquisa, explicou que a baixa intenção de contratar está relacionada com a perspectiva de menor movimentação de turistas no litoral por conta da pandemia.
A quantidade de funcionários contratados também deve cair, já que, 44,9% dos empresários disseram que contratarão menos trabalhadores na comparação com a temporada passada.
Outros 47,9% devem manter a mesma quantidade, enquanto 5,2% querem aumentar o número de contratados.
O segmento com a maior queda é o de vestuário, calçados e acessórios, onde 28,4% dos empresários do setor afirmaram que contratarão menos funcionários neste ano.
Outra retração importante é na rede hoteleira, com 23,5% diminuindo o número de contratações.
Em compensação, 24,3% dos empresários do setor de mercados e supermercados pretendem aumentar o número de temporários.
De acordo com a Fecomércio/SC, o resultado é reflexo do comportamento dos segmentos durante a pandemia.
Enquanto o setor de vestuário e calçados registrou queda nas vendas, os supermercados e mercados obtiveram resultados positivos no período.
A pesquisa mostrou ainda que, em média, cada empresa deve contratar cinco funcionários, com a maioria dos contratos começando em dezembro e encerrando em março.
Além disso, 65,9% dos empresários afirmaram que podem efetivar os temporários no final dos contratos, número considerado animador pela entidade.
deixe seu comentário