Oeste de SC entra em estado de alerta por baixa umidade do ar – Foto: Willian Ricardo/ND
Sabe aquela tarde quente e de tempo seco, que deixa o nariz e os lábios ardendo e o corpo naquela preguiça danada? Pois bem, assim será nos próximos dois dias na região Oeste de Santa Catarina.
A Defesa Civil emitiu alerta, nesta segunda-feira (23), por conta da baixa umidade relativa do ar. A condição deve persistir até às 18h de quarta-feira (25).
O órgão afirma que isso ocorre por conta da presença de um sistema de alta pressão que deixa o tempo seco com valores de umidade abaixo de 30% nas áreas do Oeste, Extremo-Oeste e Meio-Oeste. (área amarela do mapa).
A segunda-feira será de sol e poucas nuvens em Santa Catarina. A condição se repete na terça-feira (24) com variação de temperaturas de 30°C a 36°C no Oeste. Na quarta-feira (25), o calor aumenta com máximas entre 32°C e 37°C.
Cuidados necessários
A situação alerta para alguns cuidados extras com o corpo, seja nas vias aéreas ou com a pele, por exemplo, para que não haja complicações em função do clima seco. As informações são da Faculdade de Medicina da UFMG.
A pneumologista e professora do Departamento de Pediatria da UFMG, Cristina Gonçalves Alvim, detalha os principais problemas de saúde decorrentes da situação.
“Com a baixa umidade do ar e, principalmente, em grandes cidades onde temos alta concentração de poluição, as vias aéreas costumam sofrer”, conta a médica. Ela cita a tosse, o desconforto para respirar, crises de asma, chieira, coriza e obstrução das vias respiratórias como sintomas mais comuns.
Além disso, outras áreas também podem ser afetadas pelo ar seco. A membrana conjuntiva do olho, por exemplo, pode ficar ressecada ou irritada e pode haver a sensação de coceira, o que também favorece o aparecimento da conjuntivite, segundo Cristina.
deixe seu comentário