Foto: Divulgação
As condições de baixa umidade relativa do ar, aliadas às altas temperaturas registradas em Santa Catarina, causam risco de ocorrência e propagação de queimadas na região Oeste. A Defesa Civil emitiu, nesta quinta-feira, dia 05 de novembro, um aviso meteorológico com orientações para a população.
De acordo com o aviso, o risco – que está entre baixo a moderado – inicia na sexta-feira, dia 06. A situação persiste no sábado 07, quando a previsão é que a umidade relativa esteja inferior a 20%. O vento na região Oeste será de fraca intensidade – até 20km/h, com rajadas pontuais até 45 km -, conforme informou a Defesa Civil
No domingo, as condições para ocorrência e propagação de queimadas se mantém altas. A Defesa Civil orienta que, enquanto os riscos estiverem altos, a população siga os cuidados:
1) Realizar corretamente a limpeza do lixo em terrenos para evitar acúmulo de lixo, folhas secas e materiais inflamáveis;
2) Não acender fogueiras ou queimar lixo;
3) Evitar soltar foguetes próximo a áreas de vegetação;
4) Não jogar bitucas de cigarro no meio ambiente.
O Corpo de Bombeiros destaca que, na região Oeste de Santa Catarina, há o registro de diversos incêndios em vegetação nos últimos dias. Em Chapecó, na última terça-feira, dia 3 de novembro, houve o registro um incêndio em plantação de trigo no bairro Boa Vista.
deixe seu comentário