O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, e o que mais acomete mulheres de todas as regiões do Brasil. Infelizmente, com a pandemia do coronavírus, o atendimento a pacientes em rastreamento e tratamento para câncer de mama caiu 75%, no período de março a abril, comparando com o total registrado no último ano, conforme divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
“O exame preventivo, tanto do colo uterino quanto a mamografia, servem para evitar a gravidade das doenças e, até mesmo, impedir que ela acometa a paciente ou se propague”, alerta a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher do município de Palmitos, Dinéia Cristiane de Aguiar.
Conforme dados da equipe de saúde do município de Palmitos, o atendimento antes da pandemia era de uma média de 200 a 250 pacientes para preventivo e 120 mulheres que realizavam exame de mamografia, por mês, na unidade de saúde. Durante a pandemia essa média caiu, sendo de apenas 90 pacientes para o preventivo e 40 para mamografia.
A pandemia também alterou a forma do atendimento que agora, passa a ser tempo de intervalo de meia hora, para que a equipe da saúde possa realizar os devidos cuidados de higiene da sala e equipamentos que serão usados na próxima consulta.
De acordo com a enfermeira Dinéia, os exames voltaram a serem realizados pela equipe de saúde, tomando todos os cuidados máximos para manter a segurança das pacientes.
Os exames preventivos à saúde da mulher, realizados pelo município são:
· Mamografia;
· Citopatológico de Colo Uterino;
· Exames Laboratoriais;
· Ultrassonografia;
· Métodos Contraceptivos Orais, Injetáveis e Colocação do DIU;
· Assistência multidisciplinar no planejamento familiar;
· Dermatoscópio para detecção de Câncer de pele e dermatoses;
· Eletrocardiograma, detecção de patologias cardíacas;
· Atendimento individual de equipe multidisciplinar;
· Realização de pequenos procedimentos ambulatoriais, com disponibilidade de eletro cautério na unidade de saúde.
ATENDIMENTO
As mulheres interessadas ou que precisam fazer esses exames devem agendar através do contato (49) 984041582 pelo (49) 36470171 ou pessoalmente na unidade de saúde. “No momento estamos realizando o citopatológico de colo uterino com agendamento. Os horários e dias são oferecidos quando a cliente for marcar, sempre tentamos adequar para o melhor horário para o cliente. O local para realizar o citopatológico de colo uterino é na unidade de saúde central e a mamografia é no Hospital Regional de Palmitos. Todos com agendamento prévio”, ressalta a enfermeira.
QUEM DEVE FAZER O EXAME DE MAMOGRAFIA?
O exame de mamografia é indicado para mulheres de 35 anos a 69 anos todos os anos, que tenham histórico de câncer de mama na família. Mulheres sem histórico familiar de câncer, que tenham de 40 anos a 69 anos, devem realizar o exame a cada dois anos. Fora dessa faixa etária, caso haja suspeita de alguma anormalidade nas mamas, o exame de ultrassonografia de mamas deve ser realizado conforme critério médico.
“No atendimento, em que realizamos a coleta do preventivo, já aproveitamos para fazer a consulta de enfermagem. A consulta de enfermagem é privativa do enfermeiro, e é uma atividade desenvolvida para uma melhor assistência à saúde em nível ambulatorial, que utiliza componentes do método científico para identificar situações de saúde-doença, prescrever e implementar medidas de enfermagem que contribuam para a proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo. Ainda, dentro desta consulta de enfermagem podemos solicitar exames, prescrever medicações e fazer encaminhamentos que estão descritos em protocolos de enfermagem”, finaliza a enfermeira Dinéia.
deixe seu comentário