Home As temperaturas voltam para um padrão de inverno em boa parte de SC

As temperaturas voltam para um padrão de inverno em boa parte de SC

Última atualização 31 de agosto de 2020 - 08:45:21

Posição do ar frio na manhã desta segunda-feira (Foto: Windy / Reprodução)

Depois de alguns bons dias com temperaturas mais elevadas durante as tardes, a semana começa com mudanças para boa parte das cidades em Santa Catarina. Na ilustração acima, percebemos que um ar frio está na Argentina avançando entre o continente e o mar. Isso irá influenciar as temperaturas no nosso Estado entre o Planalto e o Litoral.

Nesse domingo (30) as cidades do Sul já tiveram uma tarde amena e nesta segunda-feira boa parte das regiões terão um dia com caracteristicas típicas desta época do ano. No mapa abaixo temos as temperaturas desta tarde. Observem que só o Oeste e Meio Oeste vão continuar com aquecimento: 

Não temos um frio forte, já que a parte mais fria da massa de ar está sobre a Argentina.

TEMPO NESTA SEGUNDA

A presença desse ar frio faz com que o vento sopre de Sul/Sudeste, o que traz umidade do mar para boa parte de SC. Desta forma, Sul, Litoral, Vale do Itajaí, Norte e boa parte do Planalto terão um dia de muitas nuvens. Chance de chuva fraca tem, mas isso para poucas cidades e mais no fim do dia. Como a umidade do mar não avança até o Oeste, esta região e o Meio Oeste seguem com sol e algumas nuvens.

TEMPO NESTA TERÇA-FEIRA

A presença do ar frio sobre o mar irá trazer vento Leste, o que traz umidade do oceano. Céu encoberto com chuva a qualquer hora no Sul, Litoral, Vale do Itajaí, Norte e parte do Planalto. Novamente o Meio Oeste e o Oeste seguirão com tempo seco apenas com mais nuvens que irão permitir aberturas de sol.

As temperaturas seguirão muito parecidas com as de segunda, ou seja, aquece só no Oeste, já que nas outras regiões a tarde terá algo entre 17°C a 19°C.

VENTO AO LONGO DA SEMANA

Destaco que no final de terça boa parte do Estado, sobretudo Oeste e Meio Oeste, deverá ter rajadas de vento. Na quarta o Litoral, especialmente da Capital ao Sul, também tem condições de rajadas de vento. No geral, algo entre 40 e 60 km/h devido à formação de um ciclone entre o RS e o Uruguai.

deixe seu comentário