O amanhecer desta sexta-feira (3) foi de frio intenso e geada em Santa Catarina. De acordo com Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, todas as regiões do Estado tiveram registro de geada em alguma localidade. As temperaturas mais baixas, no entanto, se concentraram na Serra.
Os dados da Epagri/Ciram apontam que as temperaturas mais baixas foram em Urupema, com -5,46°C, seguida de Bom Jardim da Serra, com -5,34°C, e Urubici, com -4,31°C. Em São Joaquim, um termômetro de rua registrou -6°C às 7h.
Na Capital, as primeiras horas da manhã foram de temperaturas em torno de 6°C. Não houve geada em Florianópolis, bem como em Joinville. Na Grande Florianópolis, no entanto, municípios como Rancho Queimado, São Bonifácio, Alfredo Wagner, Angelina, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça tiveram registro de geada.
Segundo Martins, a sexta-feira reuniu as condições que favorecem a formação de geada, como noites e madrugadas de céu claro e tempo seco.
Para que ocorra neve, no entanto, as condições são justamente o contrário. É preciso tempo úmido e céu encoberto por nuvens.
A previsão é de que as baixas temperaturas se mantenham ao longo do dia e da noite. O meteorologista prevê que o sábado (4) terá o tempo bem parecido com o registrado nesta sexta, com uma leve diminuição no frio intenso. Ainda espera-se a presença de geadas amplas e temperaturas negativas.
deixe seu comentário