Foto: Divulgação
Manter a rotina de exercícios físicos tem sido mais difícil para a maioria das pessoas durante a quarentena. É necessário ter disciplina e disposição, elementos que muitas vezes podem faltar no período de isolamento social. Nestes casos, vale recorrer ao apoio dos amigos, familiares e – por que não? – da namorada ou do namorado para estimular os bons hábitos.
A dica do educador físico da SELFIT Academias Luiz Adalberto dos Reis é aproveitar o clima do Dia dos Namorados para começar um projeto a dois. “Quando um casal se exercita junto e compartilha o mesmo objetivo, o caminho da vida saudável fica muito mais leve e divertida”, destaca.
Segundo ele, existem várias atividades que podem ser feitas em casal e que tornam a prática diária mais atraente.
Entre as principais vantagens de treinar juntos, o especialista destaca três ótimos motivos:
1. Um incentiva o outro
Um dos maiores ganhos do treino de casal é o incentivo mútuo, um estímulo para quem tem dificuldade de inserir os exercícios na sua rotina, mesmo entendendo sua importância.
Essa “forcinha a mais” conta muito no dia a dia. Seja para casais que vivem juntos ou para quem mora em casas separadas, é possível estabelecer um hábito em conjunto.
Luiz sugere que se estabeleça um horário comum para praticar os exercícios, momento em que ambos possam se dedicar somente a isso. Dessa forma, quando um estiver menos motivado, o outro pode ser um incentivador importante.
Mais afinidade, mais intimidade
Mesmo que o casal não tenha o perfil fitness, vale ressaltar que a prática de atividades físicas vai muito além da estética e traz inúmeros ganhos para a saúde do corpo e da mente. Quando é praticada a dois, os benefícios só aumentam.
O educador físico da SELFIT comenta que os treinos em casal podem gerar mais afinidades, fazendo com que descubram mais coisas em comum.
“Um começa a perceber quais são os exercícios que o outro faz melhor, ou gosta mais de praticar, ou que precisa de mais incentivo para finalizar etc. São detalhes na hora do treino que levam os dois a se conhecerem melhor e, assim, se tornam mais íntimos.”
Desafios e recompensas
Importante frisar que, ao mesmo tempo em que um casal se incentiva a continuar, pode ocorrer o contrário: um desestimular o outro.
Para evitar que o desânimo atrapalhe os treinos, a dica do Luiz é criar jogos com desafios e recompensas. Podem ser apostas simbólicas, com regras que sejam agradáveis e atrativas para ambos, evitando, assim, que o treino vire uma tortura.
Segundo ele, uma recompensa pode apimentar a vida a dois e realmente tornar a prática de exercícios algo ainda mais estimulante. O importante, neste caso, é que, no final, ambos sairão ganhando.
“A prática de exercícios melhora o condicionamento físico e aumenta a autoestima, promovendo uma sensação de bem-estar que, quando compartilhada, pode ser ainda mais benéfica”, afirma.
Dicas de exercícios para fazer a dois
O especialista recomenda um treino de 4 exercícios para o casal fazer juntinho, confira:
1. Prancha com tapinha
Na posição da prancha, um de frente para o outro, erguer as mãos e a ponta dos pés de forma intercalada, batendo as palmas livres com o parceiro.
Repetição: 3 séries de 40 segundos
Agachamento de mãos dadas
Ambos em pé, um de frente para o outro, dão-se as mãos como apoio e flexionam os joelhos, fazendo o agachamento como se fossem sentar.
Repetição: 3 séries de 12, com intervalos de 40 segundos
Leg press humano
Um deita com a barriga para cima e as pernas levantadas, o outro apoia nos pés do parceiro com o peito ou com o abdome, fazendo peso no movimento de vai e volta das pernas.
Repetição: 3 séries de 12, com intervalos de 40 segundos
Abdominal total com beijo
Ambos deitam de costas com os pés entrelaçados. Ao subir o tronco em direção aos joelhos, o casal finaliza cada abdominal com um beijinho.
Repetição: 3 séries de 12, com intervalos de 40 segundos
deixe seu comentário