Um tubarão juvenil da espécie Isurus oxyrinchus, conhecida como anequim, foi encontrado morto em Imbituba, Litoral Sul catarinense. A fêmea de 86 centímetros de comprimento foi localizada na tarde de quarta-feira (22), na faixa de areia da Barra de Ibiraquera.
O animal é um dos predadores mais velozes dos mares e se alimenta de outros tubarões menores e peixes ósseos.
“No verão ele aparece mais nas costas litorâneas, deste tamanho principalmente. Ele é muito capturado por pesca de espinhel de superfície junto com o tubarão-azul”, disse o pesquisador César Santificetur, que é ictiólogo e assistente técnico do Projeto de Monitoramento de Praias.
A carcaça do animal foi levada para análise no laboratório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Laguna. As causas da morte do tubarão ainda são desconhecidas e devem ser investigadas pelos técnicos.
Adultos, os anequins tem 2,5 até 4 metros de comprimento. A espécie está em condição de perigo na lista vermelha de animais com risco de extinção divulgada pela União Internacional pela Conservação da Natureza.
A equipe do projeto orienta a população para que, em casos de animais marinhos encontrados vivos ou mortos em praias de Santa Catarina, acione os profissionais por meio do telefone 0800 642 3341.
deixe seu comentário