Home Ministério da Saúde coloca Sul do país em alerta sobre febre amarela

Ministério da Saúde coloca Sul do país em alerta sobre febre amarela

Última atualização 16 de janeiro de 2020 - 09:48:35

População deve se vacinar nesse verão – Foto: Pixabay/Divulgação

Em boletim divulgado nessa quarta-feira (15), o Ministério da Saúde alerta o  Sul e Sudeste do país sobre o risco da transmissão de febre amarela, visto que foi sinalizado nestas regiões a circulação do vírus em macacos.

As ocorrências de doenças transmitidas por mosquitos, como é o caso da febre amarela, costumam aumentar no verão. Assim sendo, é altamente indicado que a população tome a vacina.

De acordo com o órgão, foram registradas 38 mortes de macacos nos estados de Paraná (34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1). Os dados são referentes a julho de 2019 até 8 de janeiro deste ano. O macaco funciona como sentinela da doença, já que é o principal hospedeiro do vírus.

A forma de interceptar que a doença se espalhe nos humanos é a vacinação, além de controlar os vetores nas cidades, para evitar a transmissão de mosquitos urbanos.

O público-alvo para vacinação são pessoas de 9 meses até 59 anos de idade, que não possuem comprovação de vacinação.

Segundo o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério, Julio Croda, é fundamental que todas essas pessoas busquem a vacina. “Não adianta vacinar um grupo e outro não, já que a febre amarela é uma doença transmitida por um mosquito infectado e ele pode picar qualquer pessoa”, afirmou.

Calendário de vacinação

O Ministério da Saúde lembra que a vacina contra a febre amarela é distribuída mensalmente aos Estados.

No ano de 2020, as crianças passaram a ter um reforço da vacina aos 4 anos de idade.

deixe seu comentário