Curso ‘Negócio Certo Rural’ está sendo disponibilizado em Riqueza
Última atualização 13 de julho de 2018 - 11:43:10
Integrantes do curso Negócio Certo Rural (Foto: Ascom Prefeitura)
Mais um curso é disponibilizado aos produtores rurais do município de Riqueza. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e ExtensÃo Rural (Epagri), Departamento Municipal de Assistência Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estÃo promovendo o curso ‘Negócio Certo Rural’, que tem por objetivo estimular os empreendedores rurais a inovarem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criaçÃo de novas oportunidades.
Segundo o prefeito de Riqueza Renaldo Mueller o Programa Negócio Certo Rural, que está divido em cinco módulos com a apresentaçÃo de conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o estudo seja agradável e para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática de sua rotina na propriedade. As tarefas práticas envolvem a realizaçÃo do diagnóstico da propriedade, identificaçÃo de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da regiÃo, buscar informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios.
A metodologia do programa foi ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e descobrir os empreendimentos viáveis que estÃo ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal entre outras. O curso é ministrado pela instrutora Ivânia Zingler.
A AdministraçÃo Municipal está potencializando parcerias e ações voltadas ao progresso do produtor rural, num calendário vasto de atividades vem sendo executado a cada semana, apoio, visitas técnicas e execuçÃo de programas e formações que potencializam a produçÃo no município estÃo em plena expansÃo. “Investir em capacitaçÃo/qualificaçÃo é investir no ‘capital social humano’, dando a oportunidade aos produtores de inovarem e melhorarem a gestÃo da propriedade rural e consequentemente melhorará a qualidade de vida”, finaliza Mueller.
deixe seu comentário