Home Lideranças do Extremo-Oeste cobram do presidente da Celesc soluções para problemas na rede elétrica

Lideranças do Extremo-Oeste cobram do presidente da Celesc soluções para problemas na rede elétrica

Última atualização 16 de novembro de 2017 - 11:21:03
Lideranças da regiÃo do Extremo-Oeste estiveram reunidas na semana passada com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, para reivindicar melhorias urgentes no fornecimento de energia elétrica nos municípios da regiÃo, principalmente no meio rural. A reuniÃo foi articulada pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que acompanhou a delegaçÃo.
Presentes na reuniÃo, o vice-prefeito de SÃo José do Cedro, José De Conto, o vereador de Dionísio Cerqueira, Ivolnei Tenroller, o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Sintraf de Dionísio Cerqueira, Jonas Ansolin, e o presidente da AssociaçÃo Comercial, Industrial e Agrícola de Dionísio Cerqueira e BarracÃo, Julho de Sá, relataram a grave situaçÃo causada com as quedas constantes, oscilações e demora no reestabelecimento da energia elétrica. Também relataram a situaçÃo de empresas que nÃo podem se instalar devido à situaçÃo deficitária da rede de distribuiçÃo de energia. O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, também participou da reuniÃo.
O presidente Cleverson Siewert comprometeu-se a acompanhar pessoalmente a execuçÃo de ações que foram acordadas em audiência na Agência Regional da Celesc de SÃo Miguel do Oeste, na qual a empresa se comprometeu a, em um prazo de 20 dias, apresentar um diagnóstico e um plano de açÃo para resolver os problemas em comunidades do interior em que a situaçÃo é mais grave. Ele também confirmou o investimento de substituiçÃo da rede monofásica por trifásica para atender as comunidades de Vorazinho, em Descanso, e Vitória, em Iporà do Oeste, em uma extensÃo de7 quilômetros.
Apoio a projeto
Na reuniÃo, as lideranças cobraram apoio da Celesc para aprovaçÃo do projeto de lei 71/2015, de autoria do deputado Dirceu Dresch, que limita o plantio de árvores próximo à rede de distribuiçÃo. Siewert reiterou a importância da proposta para a segurança energética do Estado. Ele revelou que o contato de galhos de árvores com a fiaçÃo da rede responde por mais de 50% das interrupções de energia e que empresa gasta por ano mais de R$ 15 milhões só com poda de vegetaçÃo.
A proposta de Dresch determina que o plantio de árvores exóticas (pínus e eucaliptos) respeite uma distância mínima de 20 metros em relaçÃo às linhas de distribuiçÃo.

deixe seu comentário