Evento em Itá reúne empresários e poder público para debater turismo sustentável e meio ambiente
Última atualização 3 de outubro de 2017 - 13:55:28
A cidade de Itá, oeste de Santa Catarina, recebe do dia 29 de setembro até o dia 05 de outubro a Semana do Meio Ambiente, Sustentabilidade, Cultura e Cidadania (SEMAS), que tem como foco promover o debate sobre ações sustentáveis através de workshops, palestras e apresentações culturais. O evento é promovido pela Engie, empresa de energia que tem a concessÃo de barragens na regiÃo Sul como a de Itá, Machadinho, entre outras, e pela Itasa Energética. As atividades acontecerÃo no Itá Thermas e sÃo abertas ao público. As inscrições para efetivar a participaçÃo devem ser feitas no site http://www.semascc.com.br/.
Entre os Workshops, está a apresentaçÃo do Diretor do Grupo Eco&Eco, Wilson Miguel, que em parceria com o setor público e privado da cidade de Itá desenvolve uma série de ações para alavancar o turismo no local. O tema proposto é ‘Da ideia à realizaçÃo: passo a passo em tempos de crise de como um grupo vem colhendo resultados das ações de turismo sustentável implantados na cidade de Itá’. O objetivo é apresentar como projetos de incentivo ao turismo local podem caminhar juntos com prosperidade para a populaçÃo local, retorno financeiro para o município e o cuidado e preservaçÃo com o meio ambiente.
Segundo Wilson Miguel o foco da palestra é apresentar os resultados desenvolvidos pela empresa na cidade, “queremos mostrar como foi possível em 26 meses de trabalho na cidade alavancar setores como o de turismo sem agredir o meio ambiente e levando prosperidade para a populaçÃo local”.
SEMAS
A Semana do Meio Ambiente, Sustentabilidade Cultura e Cidadania é uma iniciativa da empresa Engie e Itasa, e desenvolvida pela empresa Bela Arte especialista em planejamento e atividades relacionadas à área de projetos contribuindo em ações relacionadas à sustentabilidade, com apoio da Lei Rouanet.
O início da programaçÃo é focada em criar oportunidades para professores da rede pública de ensino para dominarem a técnica da criaçÃo, montagem e manipulaçÃo de teatro de fantoches, que tem como objetivo através da brincadeira incentivar as crianças com lições importantes relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Além de apresentações com a temática para os alunos.
Já nos dias 4 e 5 de outubro o foco da Semana é envolver poder público, privado e populaçÃo para debaterem o desenvolvimento do turístico sustentável, com ações de proteçÃo ao meio ambiente.
Nas apresentações do teatro sÃo esperadas mais de 1.500 pessoas e mais 300 no workshop.
“Acredito e tenho idealizado e realizado muitos projetos na área da educaçÃo e da cultura, por acreditar que nessas áreas acontece a construçÃo do seu eu em relaçÃo aos outros, o compartilhar, a solidariedade e tantos outros valores humanos importantes, a tÃo desejada cidadania, além de oportunizar a transformaçÃo, a transversalidade com todas as áreas do saber. SÃo projetos de meio, é para nós a construçÃo de novos saberes”, afirma Chirley Rigon coordenadora do evento.
Grupo Eco&Eco em Itá
A cidade atualmente conta com quatro roteiros turísticos desenvolvidos pela empresa: aventura, aquático, cultural e rural. No roteiro de aventura, o destaque fica por conta da nova tirolesa inaugurada em maio de 2017 e é considerada uma das mais bonitas do Brasil devido a vista privilegiada durante o percurso que tem uma distância de 1.780 metros.
Já o aquático tem como o destaque o próprio Rio Uruguai que possibilita uma série de atividades náuticas. O cultural é bem vasto já que a cidade conta com seis museus que mostram a história da inundaçÃo e a forte influência alemà e italiana na cultura da regiÃo. O roteiro rural é um dos mais procurados já que possibilita a visita em uma das únicas plantações de mirtilo (BlueBerry) do país. O Empório do Mirtilo, empresa responsável pelo cultivo da fruta, juntamente com o Grupo Eco&Eco, desenvolveu uma atraçÃo chamada ‘Colha e Pague’ em que o turista entra na propriedade e tem o direito de andar na plantaçÃo, colher e comer a fruta no pé, sendo que paga só o que levar para casa. O projeto foi uma alternativa encontrada para sanar um problema da empresa pela falta de mÃo de obra, já que o mirtilo é uma fruta muito delicada e requer um grande tempo para a colheita. Com o colha e pague, além de todas as frutas serem colhidas e evitar a perda do produto, o faturamento aumentou.
Outra atraçÃo turística é o Funicular, um sistema de transporte de passageiros ecológico composto por uma cabine que corre em trilhos tracionado por um cabo criado pela empresa. O transporte é o primeiro de tecnologia 100% nacional e o segundo do tipo em atividade no país. O bonde liga o centro da cidade a parte baixa, próximo ao resort e parque aquático. Além de ser uma atraçÃo turística, é funcional para os moradores que precisam percorrer o trajeto e também facilita a visita dos turistas ao comércio local.
“Desde a criaçÃo do grupo Eco&Eco fomos pioneiros no desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. O projeto do Funicular reúne esses elementos e proporcionou o desafio de fazer o inédito. O que nos permitiu a aplicaçÃo de novas tecnologias e trouxe o aprendizado e a evoluçÃo”, conta Wilson Miguel.
deixe seu comentário