Aprovada a PEC que determina o fim das coligações partidárias
Última atualização 8 de setembro de 2017 - 10:43:16
País
A Câmara dos Deputados aprovou no início da noite desta terça-feira (05), em primeiro turno, o texto-base da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 282/2016, que, dentre outros pontos, determina o fim das coligações partidárias a partir de 2018. Por 384 votos favoráveis e 16 contrários, os parlamentares decidiram por fim as alianças entre partidos políticos nas eleições para deputados e vereadores, além de instituir a chamada cláusula de barreira, que irá diminuir o número de partidos com acesso aos recursos públicos e ao tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV. A Câmara deve retomar a votaçÃo sobre as mudanças nas regras eleitorais na próxima semana.
Para o deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC), membro da comissÃo que aprovou o relatório e autor da emenda que antecipa a validade da PEC para 2018, visto que o texto original previa 2020, a única esperança para a reforma política se tornar um pouco agradável e a contento está na PEC 282/16. “Com a Cláusula de Desempenho os partidos que nÃo atingirem a quant idade de votos nÃo terÃo representatividade, diminuindo automaticamente a quantidade de partidos. Está na hora de moralizar esta casa e ter uma reforma política que seja possível e faça bem para o país”, destacou.
Quanto à cláusula de desempenho, haverá uma transiçÃo até 2030 quanto ao índice mínimo de votos obtido nas eleições para a Câmara dos Deputados ou de deputados federais eleitos. Esse índice será exigido para acesso ao Fundo Partidário e ao horário gratuito de rádio e televisÃo.A análise dos destaques serÃo retomados depois que os deputados decidirem sobre outra PEC da reforma política: a que modifica o sistema eleitoral de deputados e vereadores e o financiamento de campanhas.
deixe seu comentário