Primeira formatura do Câmpus São Carlos: a realização dos sonhos de diferentes gerações
Última atualização 9 de agosto de 2017 - 10:20:34
O Câmpus SÃo Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) comemora um momento histórico: a formatura da primeira turma. Ao todo, 18 alunos do Técnico em Edificações receberam a certificaçÃo no auditório do próprio câmpus, na última sexta-feira.
Entre os novos Técnicos estÃo diferentes gerações. De um lado, estava Edivelton Eliton da Silva e do outro Carlos José Frohlich. O primeiro ainda é menor de idade: tem 17 anos. O segundo já tem toda uma trajetória de vida: sÃo 53 anos. Mas os dois têm sonhos parecidos.
Edivelton terminou o Ensino Médio e agora também o Técnico em Edificações. Seu sonho? Cursar Engenharia Civil. “O que me anima é que já vou entrar na graduaçÃo muito a frente. Aprendi muito no Técnico, tanto que hoje olho para as construções com um olhar diferenciado. Hoje consigo ver e analisar vários detalhes que antes eu nem enxergava”, conta o rapaz de 17 anos.
Seu Carlos terminou a 8ª série há quase 40 anos e parou de estudar. Quando já era adulto, voltou para a escola terminar o Ensino Médio. A dificuldade se deu porque ele foi agricultor quase a vida inteira, entÃo a escola era longe e ele precisava trabalhar.
“Há nove anos me mudei para a cidade e precisei encontrar emprego. Eu tinha o sonho de ser pedreiro. Consegui um emprego e fui aprendendo a ser pedreiro na prática, até o IFSC aparecer. Quando abriu o Técnico em Edificações, eu finalmente pude estudar e aprender mais sobre meu sonho”, conta.
MissÃo do IFSC
A realizaçÃo desses sonhos é só o início da missÃo do IFSC na regiÃo, enfatiza o diretor-geral do câmpus, Juarez Pontes. “Nós iniciamos esta caminhada em 2010, quando a comunidade fez uma abaixo-assinado pedindo o IFSC na cidade. Depois, em 2013, iniciamos os primeiros cursos de qualificaçÃo rápida. Em 2015 conseguimos inaugurar o câmpus com estrutura própria. E agora, dois anos depois, formamos a primeira turma de um curso regular. O IFSC começa a cumprir sua missÃo em SÃo Carlos e regiÃo e tem muitos planos para os próximos anos”, destaca.
O coordenador do Técnico em Edificações, Israel Da Silva Mota, está confiante que os formados serÃo absorvidos. “Quem recebê-los pode estar certo de que irá receber profissionais com a formaçÃo técnica, para o trabalho, mas também pessoas melhores”, afirma.
O prefeito de SÃo Carlos, Rudi Miguel Sander, acompanhou a solenidade e frisou que o mercado de trabalho de SÃo Carlos e regiÃo recebe profissionais competentes na área de Edificações. “Como a palavra já diz, estamos recebendo profissionais. E estamos certos que o mercado irá absorvê-los o mais rápido possível”, destacou.
deixe seu comentário