Home Projeto incentiva jovens a empreenderem no campo

Projeto incentiva jovens a empreenderem no campo

Última atualização 21 de julho de 2017 - 10:12:58
Mais informaçÃo e conhecimentos técnicos para gerar oportunidades de emprego e renda no campo. Esse é o principal objetivo da Casa Familiar Rural (CFR), localizada em Riqueza, no interior de Santa Catarina, com investimento social de R$ 195 mil da FundaçÃo Banco do Brasil, em parceria com a Brasilcap.
Os recursos do projeto foram destinados para construçÃo de um refeitório, ampliaçÃo da oferta de vagas em capacitações da entidade e para aquisiçÃo de mobiliário, equipamentos e veículo para acompanhamento das atividades práticas.
Atualmente, os participantes estudam em regime integral técnicas agrícolas e agropecuárias, alternando semanalmente aulas teóricas na escola com aplicações práticas em suas propriedades. Durante as ações, os professores realizam visitas para acompanhar o desempenho dos alunos. Os cursos sÃo regulamentados e integrados ao Ensino Médio.
Ao final, os jovens tornam-se capacitados para planejar, elaborar, implantar e monitorar projetos agropecuários. Eles podem atuar em propriedades rurais, empresas de assistência técnica, extensÃo rural e pesquisa, empresas comerciais e estabelecimentos agroindustriais. Além disso, podem desenvolver projetos autônomos para um negócio próprio.
Neste ano, estÃo matriculados cerca de setenta e sete estudantes de 14 a 18 anos, todos provenientes de famílias de agricultores. No total, sÃo 240 participantes, incluindo os familiares, dos municípios do oeste catarinense: Riqueza, Caibi, Palmitos, Cunha PorÃ, Iraceminha e Mondaí. A intençÃo é ajudar no trabalho do dia a dia nas lavouras de milho, soja, fumo, feijÃo, cana de açúcar, trigo, e também da criaçÃo de porcos, aves, peixes e gado de leite e corte.
Constituída em 1995, a CFR é uma entidade privada sem fins lucrativos, considerada pioneira no ensino técnico rural para jovens no estado de Santa Catarina. Segundo um dos coordenadores da entidade Claudinei Furlan, a atuaçÃo da instituiçÃo é inteiramente voltada para criar condições para que os jovens vivam bem, próximos aos seus familiares e com boas oportunidades de trabalho. “Capacitamos esses rapazes e moças para que eles possam proporcionar melhor qualidade de vida às suas famílias, com alimentaçÃo de qualidade e conhecimentos técnicos. Também possibilitamos que eles escolham funções que antes eram ocupadas por pessoas que vinham de outras regiões”.

De acordo com o Censo de 2010, o Brasil possui oito milhões de jovens no campo com idade entre 15 e 29 anos, o que representa um quarto da populaçÃo rural do país. Taís Caroline Scherer, de 14 anos, está no primeiro semestre do curso técnico. Moradora do município de Riqueza, a jovem se diz feliz e determinada na escolha que fez para sua vida. “Decidi fazer esse curso, porque quero ampliar e tocar a propriedade dos meus pais. Eles trabalham com criaçÃo de gado de leite e suínos e quero continuar fazendo isso, trabalhando no meu próprio negócio”, disse.
A divulgaçÃo deste projeto contempla quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da OrganizaçÃo das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

deixe seu comentário