Presidente da Assembleia Legislativa Silvio Dreveck e deputado Altair Silva realizam roteiro na região
Última atualização 21 de julho de 2017 - 10:02:25
Informar, conversar e principalmente ouvir as microrregiões do Grande Oeste Catarinense tem sido o trabalho realizado com as bases durante os dias de roteiro dos deputados Altair Silva e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Silvio Dreveck. Nos primeiros dias de roteiro, oito microrregiões foram visitadas. Correia Pinto e Videira foram as primeiras na sexta-feira (14). Campos Novos, Joaçaba e SÃo José do Cedro receberam os parlamentares neste sábado (15). No domingo (16), os deputados visitaram SÃo Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho. O roteiro acontece aconteceu até ontem, quinta-feira (20), com mais de 20 microrregiões visitadas, contemplando mais de 150 municípios. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, filiados e lideranças progressistas participaram dos encontros.
Sobre as eleições do ano que vem, o Silvio Dreveck confirmou a aproximaçÃo com PSD e PSB, além de buscar ainda PSDB, DEM e PR. “O primeiro passo com o PSD e PSB, porque entendemos que com o número de partidos que temos em Santa Catarina, nÃo dá para mais ficar isolado e nós precisamos voltar a governar Santa Catarina. E por que com esses partidos? Porque temos trocados ideias com lideranças destes partidos, que pensam como nós, com uma proposta de reduzir o tamanho do estado e acabei de citar os exemplos das ADRs, que para mim nunca deveriam ter existido, nÃo há como aceitar nos dias de hoje ter as Agências regionais, sendo que a tecnologia te permite passar um convênio para o município via online. E a melhor descentralizaçÃo sÃo as prefeituras. As Prefeituras estÃo no centro das demandas, sabem quais sÃo as prioridades, porque a populaçÃo procura os prefeitos e vereadores que estÃo mais próximos. Essa descentralizaçÃo nÃo precisa das secretarias como atravessadores, pra isso temos as Associações dos Municípios, que já têm uma constituiçÃo realizada. É só colocar uma ou duas pessoas, no máximo três técnicos, para das uma atençÃo nas questões regionais”, argumenta.
De acordo com o parlamentar, é uma proposta do PP a questÃo da extinçÃo das ADRs. Segundo Silvio Dreveck, o Oeste precisa de uma representaçÃo governamental na regiÃo, mas com autonomia. “Com autonomia, nÃo apenas como atravessador, como tinha no passado, com estrutura financeira e de equipamentos, para fazer com que o Oeste tenha uma atençÃo melhor. Vamos nos colocar no lugar aqui das lideranças locais. Sair do Extremo-oeste para ir a Florianópolis vai um dia todo, mesmo que se vá a Chapecó e pegue um aviÃo. Essa distância faz com que muitas vezes de lá, nÃo se enxergue as dificuldades que tem no Oeste, por várias razões. Lembro que quando tinha a secretaria do Oeste, ela funcionava, mas porque tinha autonomia financeira e de decisÃo. Esse é um caso específico da regiÃo do grande Oeste. O que nÃo dá para ter uma Secretaria Regional na Grande Florianópolis, que foi extinta e que nÃo mudou nada, uma prova de que nÃo servia para nada. E mesmo aqui no Oeste, faz uma representaçÃo com autonomia, que dê resultado”, conclui.
deixe seu comentário