SC tem nove rios em estado de emergência ou alerta para estiagem
Última atualização 17 de julho de 2017 - 10:22:56
As três primeiras semanas do inverno foram marcadas pelo baixo índice pluviométrico em Santa Catarina. Apesar de comemorados, os dias ensolarados têm um preço: nove rios catarinenses estÃo em estado de emergência ou alerta por conta da estiagem. Orleans, Forquilhinha, Concórdia, ChapadÃo do Lageado, Guaraciaba, Rio Negrinho, Passos Maia, SÃo Martinho e Canoinhas sÃo as cidades atingidas, conforme o aviso hidrológico emitido pela Epagri Ciram na manhà desta sexta-feira (14).
SÃo cinco rios em situaçÃo de emergência — dois deles em mediçÃo negativa, inclusive, que indica nível abaixo da estaca fixada na margem (“régua seca”, conforme os especialistas) — e outros quatro em alerta. Oito deles, no momento, estÃo em condiçÃo estável.
Somente a mediçÃo na estaçÃo da Casan em Canoinhas é que continua em queda.
A perspectiva, no entanto, é negativa, já que nÃo há previsÃo de chuva significativa para o Estado nos próximos dias. Segundo o hidrologista da Epagri, Guilherme Xavier de Miranda Júnior, a situaçÃo já impacta no abastecimento e na indústria de algumas localidades, como em SÃo Martinho, Tijucas e Coronel Passos Maia.
— Essa condiçÃo é justificada pela baixa precipitaçÃo nesse mês de julho. Faz 10, 15 dias que nÃo chove. Além disso, nÃo existe perspectiva de precipitaçÃo na próxima semana. Isso tende a se agravar. Há locais onde a condiçÃo já está muito além de uma vazÃo outorgável, que é determinada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O impacto é direto no abastecimento e na indústria — explica o engenheiro agrônomo.
A Epagri Ciram continuará emitindo dois avisos hidrológicos por dia acerca da situaçÃo — um pela manhà e outro pela tarde. É possível acompanhar pelo site.
deixe seu comentário